Selo da Diversidade premeia práticas de inclusão

Na terceira edição do Fórum Nacional para a Diversidade e Inclusão, realizado em Lisboa (Museu da Eletricidade) e este ano dedicado ao tema «Integração da Vida Profissional e da Vida Pessoal», foram entregues os prémios relativos à segunda edição do Selo da Diversidade a um total de nove organizações, com 10 boas práticas premiadas.

O Selo da Diversidade foi criado pela Carta Portuguesa para a Diversidade para premiar práticas inspiradoras de diversidade e inclusão dentro das organizações empregadoras.
A primeira categoria, sobre o compromisso da gestão de topo e outros níveis hierárquicos, não obteve nenhuma organização distinguida.

A segunda categoria, sobre cultura organizacional, distinguiu o BNP Paribas Portugal com o programa «Diversity & Inclusion Employees Network», a Câmara Municipal de Guimarães («Ações de Sensibilização EMI – Explore the Gender, Mode Mind and Inspire your World»), o Centro Social da Trafaria da Santa Casa da Misericórdia de Almada («Somos de Todo o Mundo») e a Essilor Portugal («Março, Mês da Diversidade e Inclusão»).

A terceira categoria, sobre Recrutamento, Seleção e Práticas de Gestão de Pessoas, teve como organizações distinguidas o El Corte Inglés («A Diferença Enriquece-nos»), a Fundação AFID («Treino de Competências») e o Grupo Portugália («Responsabilidade Social Corporativa – Empregabilidade»).

A quarta categoria, reservada ao tema do Desenvolvimento Profissional e Progressão na Carreira, distinguiu novamente o El Corte Inglés, com a iniciativa «Aprendizagem ao Longo da Vida para Tod@s».

A categoria reservada à Comunicação da Carta e dos seus Princípios premiou a Natixis, com o projeto «Champion for Change».

Por fim, na categoria número seis, relativa às Condições de Trabalho e Acessibilidades, a Gebalis foi distinguida, com o «Programa Eixo IV – Mobilidade/ Acessibilidade».

O Fórum Nacional para a Diversidade e Inclusão é uma iniciativa da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), criada no final do ano passado com o objetivo de dinamizar as iniciativas da Carta Portuguesa para a Diversidade, instrumento que visa promover a diversidade e a inclusão das organizações.

A Carta para a Diversidade é uma iniciativa da União Europeia que visa encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade. A Carta Portuguesa para a Diversidade surge em linha com os esforços encetados pela Comissão Europeia, contando já com 261 organizações signatárias.

Carta da Diversidade aqui.