Com materiais Sonae Arauco
Pedro Cabrita Reis celebra 20 anos em Serralves

Foi em 1999 que o Museu de Arte Contemporânea de Serralves recebeu a primeira exposição de Pedro Cabrita Reis. Neste seu regresso a Serralves, exatamente 20 anos depois, o artista apresenta a exposição «A Roving Gaze», que conta com uma obra especial produzida através de materiais da Sonae Arauco.

Texto: Redação Human

 

A Sonae Arauco patrocina a exposição de Pedro Cabrita Reis, «A Roving Gaze» («Um Olhar Inquieto»), no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, através da oferta de placas de MDF Hidrófugo, que foram utilizadas e transformadas pelo artista numa estrutura agora exposta até 22 de março de 2020.

Michelle Quintão, diretora de marketing da Sonae Arauco, assinala: «Para a Sonae Arauco, esta colaboração espelha o compromisso da empresa com a valorização dos derivados de madeira como matéria-prima de eleição. O nosso dia-a-dia é dedicado ao desenvolvimento de soluções que contribuem para uma vida e um planeta melhores e é um prazer vermos que a capacidade de adaptação dos produtos permite que agora estejam expostos neste museu.»

Já Pedro Cabrita Reis partilha: «Gosto muito de paisagem, dos seus elementos orgânicos e naturais, de absorver da natureza a inspiração de que preciso para os meus trabalhos. O apoio da Sonae Arauco foi essencial para a construção desta estrutura.»

Para além desta peça, a exposição dá a possibilidade de ver inúmeras estruturas concebidas pelo artista, fotografias de obras de sua autoria desde 1999 até à data, em conjunto com uma série de objetos, desenhos, documentos e outros trabalhos, construindo um ambiente de instalação total onde se cruzam a vida e a obra do artista.

A exposição traduz a relação entre a prática artística de Pedro Cabrita Reis e a sua reflexão sobre a função dos museus através da criação de uma única obra de grande escala e forte pendor autobiográfico que percorrerá todo o espaço da exposição sem qualquer preocupação de ordem cronológica.

A exposição estará no Museu de Arte Contemporânea de Serralves até 22 de março de 2020.

De assinalar que a Sonae Arauco é uma das maiores empresas mundiais de soluções de madeira, apresentando uma visão empresarial a longo prazo baseada numa alma industrial. O seu compromisso para com o desenvolvimento sustentável é demonstrado pela certificação de gestão florestal, pela implementação de um modelo bioeconómico circular e pela integração permanente de madeira reciclada no processo industrial. O portefólio da empresa contempla uma vasta gama de produtos que abrangem as diversas necessidades do mercado, desde as mais comuns até às mais exigentes de um ponto de vista técnico, bem como uma gama alargada de produtos decorativos comercializados com a marca Innovus (Novolam no mercado da África do Sul).

A Sonae Arauco resulta de uma joint venture entre dois importantes intervenientes mundiais do sector da madeira: a Sonae Indústria e a Arauco. Ambas partilham a mesma ambição de levar a madeira mais além, bem como uma visão empresarial a longo prazo. Atualmente, a empresa emprega cerca de 3.000 pessoas em nove países (Portugal, Espanha, Alemanha, África do Sul, Reino Unido, França, Países Baixos, Suíça e Marrocos), dispõe de 23 instalações industriais e comerciais e comercializa os seus produtos em mais de 80 países, atingindo um volume de negócios de 800 milhões de euros.