Novo country manager da PepsiCo em Portugal

Pol Codina (na foto) é o novo country manager da PepsiCo em Portugal. Natural de Girona e com 37 anos de idade, o executivo assume as funções de gestão, definição e implementação da estratégia corporativa e comercial da PepsiCo em Portugal, em três categorias de produto: snacks e frutos secos, cereais e ainda sumos. Contará com uma equipa de mais de 100 colaboradores entre força de vendas e distribuidores, procurando diferenciar a PepsiCo cada vez mais dentro do mercado português de alimentos e bebidas.

Entre os seus principais objetivos destacam-se o crescimento no mercado português para continuar a posicionar a PepsiCo entre as principais empresas do sector de FMCG (fast moving consumer goods) graças a uma maior orientação para o consumidor e o cliente, assim como fazendo evoluir a ampla gama de convenient foods, com uma firme aposta em produtos com um perfil nutricional melhorado. Internamente, tem o desafio de fomentar o melhor talento dentro da empresa e gerar um ambiente colaborativo.

Pol Codina assinalou: «Foi com grande satisfação que aceitei o desafio de assumir esta nova responsabilidade e principalmente num novo mercado para mim, como Portugal, onde a PepsiCo foi considerada a melhor empresa para trabalhar no sector de alimentação e bebidas. Estou certo de que, juntamente com a fantástica equipa, alcançaremos grandes conquistas, tanto no nível empresarial como humano.»

Com mais de 15 anos de experiência profissional, exercida maioritariamente nas áreas de marketing e comercial, Pol Codina conta iniciou a carreira na Bacardi (2004), tendo integrado posteriormente a PepsiCo, onde assumiu durante mais de 11 anos diferentes funções nos departamentos de marketing e vendas. Ao longo do seu percurso na empresa trabalhou com marcas globais e reconhecidas como a Lay’s e liderou as grandes contas. Após esta etapa, continuou a carreira fora do sector, em particular na Converse (Nike) como diretor comercial ibérico, por dois anos. Acabou por regressar à PepsiCo, onde assumiu o cargo de diretor comercial AFH (away from home), além de definir a estratégia de novos clientes para Espanha.

Pol Codina é formado em Business Management and Administration pela Universidad Pompeu Fabra (Barcelona) e em Economia pela mesma instituição.

 

A PepsiCo

Os produtos da PepsiCo estão em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A empresa gerou mais de 64 mil milhões de dólares em receita líquida em 2018, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que inclui Frito-Lay, Gatorade, Pepsi-Cola, Quaker e Tropicana. O seu portfólio de produtos integra uma ampla gama de alimentos e bebidas agradáveis, incluídas 22 marcas que geram mais de mil milhões de dólares cada em vendas anuais estimadas. Na visão, a empresa assinala a ideia de «ser líder global em alimentos e bebidas convenientes ao ganhar com propósito». «Ganhar com propósito» reflete «a ambição de ganhar de forma sustentável no mercado e incorporar o propósito em todos os aspetos do negócio».