Artigos intemporais e de origem 100% portuguesa
Indagatio entra no mercado têxtil

Marca portuguesa de artigos concebidos para a montanha, a Indagatio apresenta agora uma coleção que integra artigos intemporais e de origem 100% portuguesa.

Texto: Redação Human

 

Indagatio, palavra do latim, pode traduzir-se por busca. Essa palavra dá o nome a uma marca portuguesa de artigos concebidos para a montanha, mas cuja elegância os faz atraentemente aptos para o uso na cidade. A Indagatio trabalha em prol da sustentabilidade ambiental e da conservação da natureza, promovendo uma relação harmoniosa entre a sociedade e a vida selvagem. É uma marca criada para quem vive a natureza e não para quem apenas a visita.

Pedro Caldas, o fundador, sempre expressou a sua paixão pelos bosques e todo o seu espetáculo de cores, sons e aromas. Desde muito novo que se sente fascinado pelos animais que neles habitam, principalmente pelo misterioso lobo ibérico. A Indagatio é a materialização do seu sonho e da sua busca incessante por uma forma de estar em equilíbrio perfeito com a natureza.

Ele próprio assinala: «A Indagatio é para quem tem a ousadia firme de seguir as pegadas lupinas e responder ao apelo afetuoso da natureza. Na Indagatio o arrojo do lobo reflete-se num casaco, a firmeza numa camisa, a audácia numa camisola de lã. São artigos para quem quer ser visto quando necessário ou para passar impercetível quando conveniente.»

A marca aposta principalmente nas camisas, feitas de uma suave flanela portuguesa, símbolo de durabilidade e conforto. Pedro Caldas acredita que uma camisa é um clássico que nunca deve ser dispensado, na cidade ou nos bosques. Desde a lã ao algodão orgânico, a escolha das matérias primas recai em fibras naturais de elevado valor. O seu uso ancestral garante a qualidade que produtos sintéticos nunca substituirão condignamente.

Na gama estão presentes artigos feitos à mão por Patricia Mendes, também fundadora da marca, como uma fita para a câmara fotográfica ou umas meias em lã e ilustrações feitas por Pedro Caldas.

A Indagatio inspirou-se nos protagonistas do êxodo rural, nos exploradores de outros tempos, nos que souberam valorizar os bens materiais essenciais. Aprendeu com a experiência e o tempo quais os materiais que melhor funcionam e associou a beleza da simplicidade à qualidade. Os ensinamentos vieram das aldeias para a cidade, com produtos pensados e desenhados para serem intemporais, com o objetivo de passar de geração em geração.

Os produtos Indagatio, desde o design à produção final, são orgulhosamente de origem portuguesa. Todos os artigos são personalizados pelos fundadores, com três cruzes a linha vermelha cosidas à mão e com um número de série também manual que faz deles únicos e exclusivos.

A marca trabalha na redução do consumo de recursos, tentando minimizar impactos e procurando reduzir aquela que é única pegada prejudicial para o planeta: a do ser humano. Através da disponibilização de produtos criados para prevalecerem, evita assim um desgaste do consumo excessivo de matérias. Tem uma visão de um planeta onde o desenvolvimento social se constrói a partir da sustentabilidade, qualidade de vida, bem-estar e justiça, assentes num modelo económico que tenha em consideração os próprios limites do meio natural. Desenvolve projetos no terreno, diferentes parcerias e iniciativas de sensibilização da sociedade, sempre com o objetivo de promover a cultura local e o universo natural onde se insere, de forma positiva e harmoniosa.