Vinho
Quanta Terra lança Rosé 100% Pinot Noir

O novo projeto do produtor Quanta Terra tem como premissa desafiar o potencial da casta Pinot Noir no Douro. O estreante Quanta Terra Phenomena Pinot Noir Rosé 2018, a primeira referência da linha Phenomena, já se encontra disponível.

Texto: Redação Human

 

A incansável missão de revelar novas faces do inesgotável potencial da região do Douro tem valido aos conterrâneos enólogos Celso Pereira e Jorge Alves inúmeras distinções, quer a nível nacional quer internacional. No ano em que completam duas décadas de parceria, voltam a desafiar-se, estreando uma nova linha dentro da já completa gama de referências das marcas Quanta Terra e Terra a Terra.

Mantendo a mesma inquietação que os juntou em 1999, Celso Pereira e Jorge Alves recordam o mercado que a experimentação lhes corre nas veias. Desta vez, apostaram no estudo das zonas limítrofes da região demarcada, geologicamente caracterizada pelas cristas rochosas de granito que ocupam as posições mais elevadas, solos arenosos ou franco arenosos, localizados a uma altitude média de 500 metros, e uma precipitação média anual de cerca de 650 milímetros. As plantações de vinha são sobretudo dominadas por castas brancas, sendo que resistem algumas tintas, como a Pinot Noir.

«Foi aqui que surgiu a nossa inspiração para procurar um novo perfil de vinhos dentro da gama Quanta Terra, que saísse do classicismo e encontrasse uma personalidade mais moderna, tanto na textura como nos aromas e cores», confirma Celso Pereira. Pinot Noir seria a casta escolhida para testar este terroir, numa abordagem experimental, mas coerente com o perfil sofisticado dos vinhos da marca. «É assumidamente um projeto que responde a um novo perfil de consumidores, da chamada geração millennials, que procura novas experiências e sabores a um nível de qualidade muito elevado», acrescenta.

O Quanta Terra Phenomena Pinot Noir Rosé 2018 é primeiro resultado deste projeto. Feito 100% a parte da casta Pinot Noir, foi submetido a um estágio de seis meses em barricas usadas de carvalho francês (33%), barricas novas (33%) e cubas de inox (33%). Com um perfil gastronómico vincado, devido à excelente acidez, é especialmente recomendado para acompanhar pratos mais exóticos, como ostras gratinadas, sushi, paella ou caril de gambas.

O primeiro exemplar da linha Phenomena apresenta-se ao mercado com apenas 2.000 garrafas e uma imagem que alia o minimalismo contemporâneo à festiva época dos anos 20. Um encontro de gerações para experimentar desde já, em garrafeiras selecionadas de todo o país. A distribuição no mercado português é exclusiva da OnWine Nacional.

 

Os enólogos

Os enólogos Jorge Alves e Celso Pereira, residentes na Região Demarcada do Douro, em parceria lançaram-se pelas encostas do Cima Corgo em demanda de solos e vinhas de eleição. Durante dois anos estudaram castas e porta-enxertos, altitudes e exposições ao sol. Quando se ficaram por duas propriedades com os parâmetros ótimos, fizeram micro-vinificações e decidiram-se por uma, a Quinta do Tralhão, no Douro Superior.

À cota média de 215 metros, exposição sudoeste e uma área de aproximadamente 30 hectares, a quinta tinha 12 hectares de vinha com 20 anos, porém em estado generalizado de abandono. Estava o milénio no fim quando Celso e Jorge firmaram a sociedade Quanta Terra Lda. O acordo foi o começo de uma época memorável.

A Quinta do Tralhão assiste assim à maior reestruturação de sempre: terreno sistematizado em patamares de dois bardos, enxertos R110 de castas selecionadas a partir de clones de vinhas velhas (Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Sousão).

Lançaram o vinho com o nome Quanta Terra, tendo este imediatamente obtido um consenso superlativo por parte da crítica. O mercado reconhecia e acrescentava mais uma referência no prestigiado universo dos vinhos portugueses, e o Quanta Terra respondia briosamente com um crescimento gradual da sua qualidade nas colheitas que se seguiram. Este vinho do Douro obteve recentemente o reconhecimento exigente da crítica norte-americana, com a classificação de 95 pontos (em 100).