A 31 de outubro
«Noite dos Medos» volta a apavorar Melgaço

Na noite do dia 31 de outubro, Melgaço será «tomado» por bruxas, por seres do além que irão aterrorizar a vila. Mas será em ambiente de festa que os medos serão encarados: o destino de natureza mais radical de portugal convida para a «Noite dos Medos», um momento para descobrir segredos do oculto, mas também um momento de diversão: um misto de terror e alegria.

Texto: Redação Human

 

Da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço, passando pelas ruas, a vila veste-se a rigor. Bruxas, abóboras e varandas iluminadas, ruídos sonoros assustadores, vassouras e potes de bruxas, panos pretos, teias de aranhas, entre outros, serão muitos dos elementos figurativos para a terrível noite. Também a população e os turistas se deverão vestir a preceito, não destoando de todo o ambiente criado para a noite.

O «perigo» começa na Casa da Cultura com o «Welcome Drink dos Medos», pelas 21H00: oferta de bebidas alegóricas. O espaço estará devidamente decorado, criando um cenário perfeito para a apresentação do «Concurso dos Medos».

O «Cortejo dos Medos», pelas 22H30, convida a uma visita ao cemitério dos medos: os participantes desfilam os seus trajes pelas ruas da vila, num percurso da Casa da Cultura até ao Castelo, onde decorrerá o Enterro dos Medos, o Esconjuro das Bruxas e a Queimada Galega. O momento finda com um espetáculo de fogo, mas a festa continua noite dentro, na Praça da República, a partir das 00H30.

O evento, organizado pelo Município de Melgaço com colaboração da Associação Empresarial Minho Fronteiriço, surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do oculto, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.