ISQ forma quadros em i4.0

O que é, afinal, a Indústria 4.0? Através de uma linguagem acessível e com uma abordagem ao nível elementar do ponto de vista técnico, o ISQ acaba de lançar o «Induce 4.0», um curso em e-learning que pretende apresentar alguns dos conceitos chave da nova revolução industrial. Como o trabalho começa «de dentro para fora», o ISQ decidiu fazer esta formação a todos os seus colaboradores, para garantir que a transição para a incorporação progressiva e crescente de tecnologias i4.0 vai reverter num aumento mais efetivo da sua competitividade e cariz inovador.

O curso, que irá em breve para o mercado, foi desenvolvido no âmbito de um projeto Europeu apoiado pelo programa «ERASMUS+», no domínio da promoção da educação e da formação ao longo da vida. Permite que os formandos façam o percurso formativo ao seu próprio ritmo e avaliem o seu próprio progresso. Contempla quatro módulos: «Módulo 1: Introdução à Indústria 4.0»; «Módulo 2: Soluções para Ambientes de Produção Inteligente no Sector de Manufatura»; «Módulo 3: Robótica Inteligente»; «Módulo 4: Aplicação de CPS/ IoT ao Longo da Cadeia de Processo». Os módulos foram desenvolvidos no seio da equipa de investigação do ISQ, em parceria com quatro entidades europeias de referência.

O «Induce 4.0» complementa outras soluções para as organizações portuguesas que o ISQ já disponibiliza ao mercado. É o caso «SIM 4.0», uma solução tecnológica que permite fazer o diagnóstico do grau de maturidade das organizações em termos de tecnologias i4.0, propondo um plano de implementação de medidas que permite a uma empresa reorientar-se para melhor incorporar estas tecnologias e definir a sua visão e estratégia.