Conferência anual da ICF Portugal

A ICF Portugal, representante nacional da maior organização de profissionais de coaching do mundo, organizou ontem na Universidade Nova, em Lisboa, a conferência «Ativar o Potencial dos Portugueses» que teve por objetivo promover o debate sobre oportunidades de contribuir para uma maior ativação das potencialidades individuais e coletivas existentes no nosso país e na diáspora, com inspiração na grande virtude do coaching.

«Acreditamos que a confiança e a determinação pode levar um país a superar as suas melhores marcas, porque vemos isso acontecer com os nossos clientes em coaching», assinalou Aida Chamiça, presidente da ICF Portugal, afirmando ainda: «A conferência ‘Ativar o Potencial dos Portugueses’ foi, em si mesma, uma experiência que nos levou a querer ir mais longe. Começou com meditação guiada por uma professora da Harvard Medical School, que ajudou a audiência a manter o foco e a usufruir ao máximo da manhã, e prosseguiu com a partilha de conhecimento científico, por quem sabe, fórmulas de sucesso por quem viveu e reflexões por quem se debruça sobre estes temas.»

19 oradores portugueses e estrangeiros, entre académicos, investigadores, gestores e figuras públicas, partilharam conhecimento e geraram reflexão sobre formas de ativação de potencial individual e coletivo, ou partilharam histórias pessoais que evidenciaram a capacidade de nos superarmos, apesar de dificuldades ou obstáculos que possamos encontrar.

Dada a sua relevância e o interesse nacional, a conferência obteve o Alto Patrocínio do Presidente da República.

No intervalo da conferência, foi leiloada uma bola de futebol autografada por Bernardo Silva, cujos fundos reverteram a favor da missão da ICF Portugal, instituição sem fins lucrativos.

A Conferência teve como patrocinadores principais a Accenture, a Delta Cafés e a Associação Mutualista Montepio; o «Expresso» foi media partner e houve o apoio da Universidade Nova de Lisboa, e também de 13 empresas de profissionais de coaching.

 

A International Coach Federation

A International Coach Federation (ICF) é a maior organização de coaches profissionais com 32.000 Membros a nível mundial, 26.800 dos quais credenciados, com membros distribuídos por 140 países, que trabalham em prol do objetivo comum de aumentar a consciência sobre o coaching, mantendo a integridade da profissão e formando-se continuamente com as mais recentes práticas e investigação. Estes profissionais trabalham em prol do objetivo comum de aumentar a consciência sobre o coaching, mantendo a integridade da profissão e formando-se continuamente com as mais recentes práticas e investigação.

A ICF assumiu a liderança no desenvolvimento de uma definição e uma filosofia de coaching e no estabelecimento de padrões éticos entre os seus membros. Através do seu Código de Ética, do Processo de Revisão de Conduta Ética, do Processo de Reclamação de Programas e da Administração de Revisão Independente (IRB), define normas de coaching profissional e oferece também aos consumidores um local para registar reclamações éticas sobre membros da ICF, credenciados pela ICF ou certificados por programas de formação acreditados pela ICF.

A ICF Portugal é o chapter português, criado em 2007 com o objetivo de promover a prática profissional de coaching no nosso país, de acordo com as normas internacionais da ICF.