Santander lança bolsas para alojamento universitário

O Banco Santander criou um programa de bolsas para facilitar o acesso dos estudantes do ensino superior a residências universitárias. O projeto-piloto, que arranca já este ano letivo na cidade do Porto, pode vir a ser alargado a outras cidades após avaliação e cumprimento dos objetivos definidos.

O lançamento destas bolsas – Bolsas Santander +Perto – pretende colmatar a falta de alojamentos disponíveis e a preços acessíveis para quem estuda nas universidades e nos politécnicos portugueses, sobretudo nos grandes centros urbanos. Para a atribuição das bolsas, é dada maior preponderância aos estudantes em condições socioeconómicas mais desfavorecidas, valorizando ainda os critérios de meritocracia e distância geográfica.

No Porto, o Santander celebrou uma parceria com a Residência Livensa Living Porto Campus, para a atribuição de 40 bolsas, correspondentes a 40 camas em quarto duplo, e que serão comparticipadas por cada aluno por 100 euros por mês.

As candidaturas decorrem até 16 de setembro, aqui, e dirigem-se a todos os estudantes com nacionalidade portuguesa, entre os 17 e os 23 anos, inscritos numa licenciatura ou mestrado integrado de qualquer área de estudo numa instituição de ensino superior do distrito do Porto.

Segundo dados de 2018 do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, 42% dos estudantes do ensino superior público estão deslocados da sua residência, e destes apenas 13% têm lugar nas residências de estudantes. Os restantes, ou sujeitam-se aos elevados preços de habitação, ou acabam por desistir ou suspender a sua matrícula.

O problema é maior nas grandes cidades, onde o crescimento do mercado turístico fez escalar os preços de arredamento. Na cidade do Porto, em concreto, a subida de preço nas rendas pode levar os alunos a pagar 450 euros por mês, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), existindo apenas vaga nas residências de estudantes para 9,7% dos universitários que são de fora da cidade.

Com o lançamento destas bolsas, o Santander promove a igualdade de oportunidades dos jovens universitários no acesso à educação, à empregabilidade e ao empreendedorismo, independentemente do seu contexto socioeconómico. As Bolsas Santander +Perto também vão contribuir para a concretização das metas definidas no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, referentes ao aumento do número de jovens que ingressam em instituições do ensino superior e, não menos importante, que concluam com êxito os seus estudos.

Este programa insere-se na política que o Santander tem vindo a seguir, cumprindo os desígnios de banca responsável, assentes no impulso que podem dar para o crescimento sustentável e inclusivo da sociedade, reduzindo as desigualdades sociais e económicas das populações, ao mesmo tempo que apoia o desenvolvimento das comunidades onde está presente.

De referir que o Santander em Portugal, através do programa Santander Universidades, assume o compromisso de promover as melhores práticas na resposta aos desafios da sociedade portuguesa, sendo já uma referência a nível nacional no que diz respeito à promoção do ensino superior, colaborando atualmente com 50 instituições do ensino superior. O banco investe anualmente mais de sete milhões na área de responsabilidade social e corporativa.