Relógios
Nova coleção Luminor Due

Um material diferente. A glorificação do mecanismo. Uma homenagem ao estilo italiano. O Luminor Due representa a evolução da espécie.

Texto: Redação Human

 

O Luminor Due, uma conquista desafiadora do novo milénio em total harmonia com o carácter da Panerai, continua o seu processo de adaptação evolutiva. Técnico, funcional e formal. Um marco.

Perpetuando um símbolo estético tradicional e projetando-o no espírito de hoje. Mantendo a criatividade aliada a um conceito radicalmente novo. Atendendo à genética da família Luminor Due, a Panerai permanece pouco convencional na sua atitude e na sua predisposição. Os novos relógios são inovadores e foram sendo redesenhados mecanicamente em termos de tamanho. O Luminor Due, naturalmente inclinado para a mudança, adquire uma personalidade mais pronunciada. Por um lado, apresentam-se os três novos modelos que partilham o titânio escovado da caixa e o acabamento azul satiné soleil do mostrador. Por outro, apresentam-se três modelos atualizados de carácter diverso, que encarnam um conjunto coerente de estilo e versatilidade. Todos eles têm em comum movimentos mecânicos da manufatura e correias que podem ser mudadas rapidamente. Cada um é original, e por isso faz parte de um novo capítulo da história moderna da marca.

Notavelmente mais fino, mas respeitando por inteiro o design clássico. As elegantes proporções do Luminor Due revelam-se agora em três novos e chamativos modelos que respeitam a história da marca, confirmando por sua vez a sua identidade inovadora através de um icónico mostrador em que apenas aparece o logótipo da Panerai. Com a clara mensagem da sua personalidade inequívoca, a sua sofisticação formal e o seu estilo italiano eclético, o Luminor Due prossegue a sua atrevida incursão em territórios desconhecidos.

Assim, o seu conjunto de características é cada vez mais amplo graças às melhorias estruturais. No que toca aos materiais, apresenta-se pela primeira vez um Luminor Due 38 mm (PAM00926) em titânio. Quanto às combinações, o Luminor Due – 42 mm (PAM00927) é o primeiro modelo do seu tamanho que combina uma caixa em titânio com um movimento mecânico automático. No âmbito das funções, o Luminor Due GMT Power reserve – 45 mm (PAM000964) é o primeiro relógio de «45 mm» da Panerai e conta com uma correia substituível com o sistema de abertura rápida.

O refinamento distintivo, expresso com um caráter mais claramente informal, é, no entanto, a chave para interpretar os três novos relógios Luminor Due nos tamanhos 38 e 42 mm, que contam com uma caixa em aço inoxidável ou Goldtech. Comum a todos é o design dos mostradores profundamente sofisticados e elegantes com indicadores e números árabes impressos, que realçam a icónica linguagem visual da Panerai. O novo estilo é complementado com a ampla seleção de correias de pele personalizadas disponíveis.

A perpétua busca pela perfeição reflete-se no cuidadoso refinamento do movimento do Luminor Due. O movimento de manufatura é estritamente mecânico, seguindo rigorosamente as exigentes especificações da Panerai, mas a partir de agora será exclusivamente de corda automática. Este requisito é ditado por questões práticas, a necessidade de conciliar o design físico e estético do relógio com o desafio das dimensões, a principal característica da coleção. Esta foi a razão pela qual foi introduzido o novo calibre P.9000 com uma espessura de 4,2 mm, um dos movimentos automáticos mais finos produzidos na Manufatura da Panerai, em Neuchâtel. É o primeiro relógio automático da Panerai deste diâmetro com indicação de data e reserva de marcha de três dias, uma solução fundamental que partilha com o Luminor Due – 38 mm (PAM00926 – PAM1043 – PAM1045) e o Luminor Due – 42 mm (PAM00927 – PAM1046). O calibre P.4002 utilizado no Luminor Due GMT Power Reserve – 45 mm (PAM000964) apresenta uma sofisticação mecânica ainda maior. Incorpora-se ao movimento de apenas 4,8 mm de espessura dois fusos horários com indicação de reserva de marcha no mostrador e uma indicação de 24 horas com indicador am/ pm.

Estes novos relógios Luminor Due, com uma clara predisposição genética à mudança, entregam-se com correias substituíveis equipadas com o sistema de abertura rápida. São resistentes à água até três bares (uma profundidade de cerca de 30 metros).