Em Loulé, Faro e Lagos
Festival «Verão Azul»

A nona edição do «Verão Azul – Festival Internacional de Artes | International Arts Festival» vai decorrer de 17 de outubro a 2 de novembro, no Algarve, nas cidades de Loulé, Faro e Lagos.

Texto: Redação Human

 

O «Verão Azul» é um festival transdisciplinar dedicado à promoção e à difusão da criação contemporânea no Algarve. É dirigido pela dupla de artistas Ana Borralho & João Galante e produzido pela associação cultural CasaBranca.

A primeira edição realizou-se em 2011, durante quatro dias, em Lagos, com uma programação essencialmente nacional. Desde então, o festival foi crescendo e estendeu-se também ao sotavento algarvio, fidelizando públicos e construindo cumplicidades e parcerias com um número cada vez maior de agentes e instituições (destacando-se as parcerias de coprodução com o Cine-Teatro Louletano e o Teatro das Figuras e a integração no programa 365 Algarve).

Afirmando-se como um evento de características únicas na região, tem apresentado de forma continuada projetos de teatro, dança, performance, música, cinema e artes visuais, conciliando obras de artistas nacionais e estrangeiros, com um percurso já firmado e reconhecido, com projetos de jovens criadores de carácter mais experimental.

Em 2018, o «Verão Azul» abriu um novo ciclo e passou a festival bienal. Nos seus anos intercalares, dedica-se a trabalhar, juntamente com artistas convidados, a sua intenção artística de descentralização e aprofundamento de relações com os contextos, as comunidades e o tecido artístico locais, promovendo residências de criação, laboratórios de pesquisa e coproduções, cujos resultados serão apresentados em cada edição do festival.

Mais informações sobre o festival aqui.