SEAT e Grupo Sesé colaboram com recurso a drones

A fábrica da SEAT em Martorell é a primeira fábrica espanhola a receber componentes através de drones. De mãos dadas com o Grupo Sesé, a empresa automóvel tem um serviço pioneiro que ligará o centro logístico de Sesé, em Abrera, com a fábrica da SEAT em Martorell, utilizando drones.

O primeiro envio de peças em Espanha, entre os dois centros de produção, foi realizado oficialmente com a circulação de um drone que, a partir de agora, abastecerá as linhas de montagem da SEAT com volantes e airbags. O projeto piloto está a ser realizado sob a supervisão da Agência Estatal para a Segurança da Aviação (AESA) e continuará numa base experimental com várias circulações por dia.

A inclusão de drones irá melhorar a flexibilidade das linhas de produção, através da ligação de pouco mais de dois quilómetros que separam as duas instalações para o abastecimento rápido de peças just in time em apenas 15 minutos, um processo que agora é feito por camião e demora uma hora e meia. Desta forma, sempre que for necessária uma peça na linha de produção, a entrega será facilitada rapidamente, melhorando assim a eficiência.

Esta inovação faz parte do compromisso da SEAT com a Indústria 4.0. A empresa está imersa num ambicioso processo de transformação com o objetivo de converter a fábrica de Martorell numa fábrica mais inteligente, digitalizada e conectada para aumentar a eficiência, flexibilidade e sustentabilidade. O abastecimento com drones significa uma redução nas emissões de CO2 em relação ao camião e, além disso, as baterias do drone são recarregadas com energias renováveis.

O vice-presidente de produção e logística da SEAT, Christian Vollmer, a principal impulsionador desta ideia na SEAT, destacou: «O voo foi o primeiro passo para transformar a cadeia de abastecimento na indústria automotiva. O fornecimento de drones revolucionará a logística, pois por exemplo, no caso da SEAT, reduzirá o tempo de entrega em 80%. Com esta inovação, impulsionaremos a Indústria 4.0 e seremos mais eficientes, ágeis e competitivos, e também muito mais sustentáveis.»

Por sua vez, Ángel Pueyo, chief executive officer (CEO) do Grupo Sesé, referiu: «Este projeto que a SEAT nos apresentou há alguns meses é um sinal claro da nossa vocação por estar na vanguarda da inovação e do desenvolvimento de processos que possam otimizar e melhorar a cadeia de abastecimento dos nossos clientes, e que nos posicionem no mercado como um operador logístico global e integral.»