Zome incentiva recrutamento fora do ramo imobiliário

A Zome acaba de lançar o «Zwitch», programa interno de incentivo ao recrutamento de recursos humanos que não provenham do sector imobiliário, com o qual vai premiar os consultores que atraiam talento de outras áreas de negócio. Esta iniciativa é o primeiro passo de um conjunto de ações que agência imobiliária quer promover no sentido de mudar o paradigma do setor imobiliário.

Patrícia Santos, chief executive officer (CEO) da Zome, assinala: «Este programa é muito importante para nós, mas acreditamos que poderá ser ainda mais importante para o sector imobiliário em geral. Tradicionalmente, os consultores imobiliários têm uma enorme rotatividade entre agências. O nosso intuito é diminuir esta canibalização constante, por forma a dignificar o sector, que na nossa visão deverá ser mais cooperativo num futuro o mais próximo possível.»

A responsável acrescenta: «Sempre numa lógica de credibilização do sector, pretendemos incentivar os nossos próprios consultores a recrutar novos colaboradores oriundos de áreas fora do imobiliário, para que possam ser formados de raiz por nós. Os consultores responsáveis por apresentar estes novos talentos à Zome terão benefícios indexados ao desenvolvimento da carreira dos respetivos formandos, ou seja, de acordo com a sua produtividade. Assim, não só conseguimos novos talentos vindos de outras áreas, que vão por certo refrescar o setor, como asseguramos que terão o acompanhamento necessário por parte dos mentores.»

O «Zwitch» tem três objetivos fundamentais: primeiro, que haja maior estabilidade e transparência no sector, diminuindo o assédio constante das imobiliárias aos consultores da concorrência, uma política agressiva de recrutamento na qual a Zome não se revê e para a qual não quer contribuir; segundo, refrescar o sector com novos talentos e formar pessoas de raiz, construindo profissionais à imagem da Zome, com os valores que a marca acredita serem fundamentais para prestar o melhor serviço possível aos clientes; por fim, existe o intuito de promover o espírito de equipa entre os consultores. Este programa estimula o consultor que referencia um novo colaborador a dedicar-se ao acompanhamento do mesmo e, acima de tudo, a assumir a responsabilidade e empenho para que este adquira conhecimento prático e teórico de forma mais eficiente.»

Mais: «O negócio das imobiliárias está em constante evolução e este é mais um passo em frente na estratégia da Zome para reforçar a sua competitividade, contribuindo simultaneamente para uma gradual renovação e evolução do sector. Com uma abordagem disruptiva e inovadora, queremos captar e reter os melhores talentos que se adequem às crescentes necessidades e expectativas dos nossos clientes. Esta iniciativa reflete a nossa ambição de continuar a criar as condições e o ambiente adequados para desenvolver profissionais altamente especializados, contribuindo para a dignificação do setor em que nos inserimos.»

A Zome nasceu da fusão de duas empresas de referência do sector imobiliário, no mercado há mais de 18 anos, que migraram da rede KW Portugal para lançar uma marca própria. Em 2018, este grupo de empresas foi responsável por mediar um volume de negócios de 556 milhões de euros, que originaram uma faturação de 27 milhões de euros e um EBITDA de 15% desse valor. Colaboram com a Zome 982 pessoas, repartidas atualmente por 11 hubs imobiliários na Península Ibérica: Braga, Vila Nova de Famalicão, Porto (CEC), Porto (Damião de Góis), Coimbra, Leiria, Cascais, Abóboda, Lisboa (Restelo), Madrid e Málaga.