Primavera BSS com centro de I&D em Leiria

A tecnológica portuguesa Primavera BSS abriu um novo centro de investigação e desenvolvimento (I&D) em Leiria, uma das regiões mais industrializadas do país, onde detém há muitos anos uma posição de destaque na utilização das suas soluções por parte do tecido empresarial do distrito.

O novo polo contará, num futuro próximo, com cerca de 10 colaboradores, com diversos níveis de experiência, e que a empresa espera recrutar a partir das instituições de ensino da região.

Tendo a sua sede em Braga, onde conta com uma equipa de engenharia de cerca de 150 profissionais especializados, a empresa sentiu a necessidade de estender a sua área de desenvolvimento para outras regiões do país, esperando dessa forma poder aceder mais facilmente a recursos especializados. «Em Leiria vamos promover uma primeira experiência de desenvolvimento fora da nossa sede, e dessa forma iremos poder testar novos modelos de trabalho e de gestão das nossas equipas», afirmou David Afonso (na foto), vice-presidente da tecnológica para a área de desenvolvimento.

O responsável assinalou ainda: «Ao longo dos primeiros três anos, o investimento a realizar neste novo centro aproxima-se do milhão de euros. A equipa, que será liderada por Miguel Dias, responsável com vários anos de experiência na Primavera, irá focar-se na nossa principal plataforma de desenvolvimento. Por outras palavras, irá ajudar a desenvolver o software com que outras equipas desenvolvem o software de gestão que entregamos aos nossos clientes.»

A Associação Empresarial da Região de Leiria, NERLEI, revela elevadas expectativas acerca deste investimento. O seu presidente, António Poças, referiu: «Acreditamos que a abertura deste centro de desenvolvimento da Primavera irá contribuir positivamente para a afirmação de Leiria como hub tecnológico, bem como para o desenvolvimento das empresas TICE [tecnologias de informação, comunicação e eletrónica] da região.»

Para além de Braga, a Primavera BSS tem atualmente delegações em Lisboa, Madrid, Luanda, Maputo e Cidade da Praia.