Cresce o recrutamento em Secretarial & Management Support

A consultora de recrutamento especializado Michael Page registou um crescimento de 33% no sector Secretarial & Management Support nos primeiros cinco meses do ano (janeiro a maio de 2019), comparativamente com o mesmo período do ano passado.

A evolução deste sector caracterizou-se pela diversidade na idade do recrutamento, incluindo colaboradores mais velhos, entre uma faixa etária dos 20 aos 60 anos. A preferência por profissionais com mais anos de experiência e maturidade foi sobretudo registada pelas empresas que procuram recrutar perfis de secretariado executivo, nomeadamente as sociedades de advogados.

Os perfis qualificados, com formação superior e mestrado, além de domínio de idiomas, designadamente inglês, francês e castelhano, para a execução de funções de secretariado, office manager e atendimento (rececionistas), registaram maior procura pelas empresas. Do ponto de vista comportamental, discrição e confidencialidade, proatividade e multi-tasking, associadas ao dinamismo e ao sentimento de integração na empresa, foram as soft skills mais procuradas.

A Michael Page tem vindo a registar nos últimos anos um aumento da procura dos perfis mais maduros para o desempenho de funções relacionadas com esta área, não só em Portugal como a nível mundial.

Ana Castro Dias, manager da área Secretarial & Manager Suppport & Customer Service da Michael Page, referiu: «A preferência por profissionais com experiência consolidada e qualificados tem sido evidenciada em determinados sectores. Há cada vez mais pessoas a trabalhar até mais tarde nas suas vidas, e prevê-se que essa tendência se mantenha, alinhada com os fatores económicos e demográficos. Há áreas de negócio que procuram a maturidade de talento, um reflexo do mercado de trabalho atualmente mais flexível e inclusivo, com maior abertura e disponibilidade para integrar colaboradores seniores, valorizando, acima de tudo, a competência e a experiência profissional.»

Fundos de investimento imobiliário, sociedades de advogados e multinacionais tecnológicas são as entidades que mais recrutam nestas áreas em Portugal.