Em Amarante
Alta cozinha à mesa de um palácio

Entre o Porto e o Douro, num antigo palácio barroco do século XVI, pode-se encontrar uma experiência gastronómica ímpar. É no Largo do Paço, que tem nova carta com assinatura do chef Tiago Bonito.

Texto: Redação Human

 

Uma viagem pelo património de um país. Em pleno centro histórico da romântica cidade de Amarante, inserido no luxuoso hotel de charme Casa da Calçada Relais & Châteaux, fica o restaurante Largo do Paço, com uma Estrela Michelin, assinada pelo chef Tiago Bonito. A carta é inspirada nas suas memórias de infância e nas viagens que partilha com todos aqueles que visitam o hotel e o restaurante.

Cada menu de degustação do Largo do Paço tem uma história, contada pela simplicidade e pela frescura dos produtos da época que, combinados com a criatividade de Tiago Bonito, por certo despertarão os sentidos, proporcionando experiências únicas.

«Carabinero, abacate, coral e kalamasi», «Pato, foi gras de ganso, beterraba e maçã», «Lírio de caviar, dashi de algas e champanhe», «Pregado, gamba do Algarve, aipo e molho fumado» ou «Vitela Barrosã, alcachofra, alho francês e cogumelo fermentado» são apenas algumas das sugestões do chef para a temporada.

Tiago Bonito assinala: «Trabalhamos diariamente para provar que é possível trazer para a alta cozinha a tradição, a riqueza, a cultura e os sabores do nosso país. Sentimo-nos realizados quando conseguimos despertar, num cliente, lembranças antigas, do seu quotidiano, da sua história e das suas vivências, através de pratos inovadores, provocadores e criativos. O nosso segredo reside no respeito por este receituário tradicional, nos produtos locais e da época, no uso das mais inovadoras técnicas e, claro, na criatividade que colocamos em cada prato.»

«Caminhos» e «Identidade» são os menus de degustação propostos pelo chef numa carta que inclui também a escolha à la carte.

Tiago Bonito é um dos mais destacados chefs da gastronomia nacional, tendo conquistado o título de «Chef Cozinheiro do Ano» em 2011. Natural de Carapinheira do Campo, concelho de Montemor-o-Velho, trabalhou no Algarve e em Lisboa, construindo uma carreira sólida e ascendente.

O Largo do Paço tem vindo a acumular diversos prémios e distinções. Renovou, novamente, em 2019, a Estrela Michelin; integra a lista «Wine Tourism in Portugal» (Tripadvisor); integra o ranking dos mil melhores restaurantes do mundo (La Liste); foi distinguido com um garfo de ouro (Boa Cama Boa Mesa); e com dois Sóis (Guia Repsol).

O Hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux é um palácio do século XVI, junto ao Rio Tâmega. Proporciona uma verdadeira experiência real, em tempos modernos, apresentando quartos intemporais, um serviço sofisticado, os amplos jardins que acolhem os hóspedes, vinhas que deslumbram e um restaurante ímpar.

O restaurante Largo do Paço está aberto de terça-feira a sábado, aos jantares (19H30 – 22h00). Encerra ao domingo e à segunda-feira. Os menus servidos até às 21H30.