BI4ALL lança solução para profissionais RH

A BI4ALL, empresa portuguesa especializada em soluções de data analytics, anunciou o lançamento da solução «Human Resources Analytics», criada para proporcionar uma melhor capacidade de análise sobre a gestão dos recursos humanos das organizações, permitindo uma visão unificada desta componente da gestão. Esta solução tecnológica surge, assim, para dotar os profissionais de recursos humanos de informação de qualidade baseada em dados objetivos de forma a sustentar os seus processos de tomada de decisão.

A solução apresenta-se no mercado como resposta a necessidades relacionadas com desafios identificados junto de vários departamentos de recursos humanos ao longo dos últimos anos. Contando com diversas funções enquadradas no raio de ação destes profissionais, a solução inclui processos de análise de headcount, turnover, payroll, processos de recrutamento, engagement de colaboradores, processos de avaliação, caracterização de competências, necessidades de formação e análise de absentismo.

Por forma a evitar decisões tomadas com base em informações imprecisas ou em intuições por parte dos profissionais de recursos humanos, tornou-se evidente para a tecnológica nacional que o caminho teria de passar pela disponibilização de informação detalhada sobre a própria organização. Neste sentido, desenvolveu uma solução enquadrada nos processos de digitalização e transformação digital que hoje em dia atravessam todas as organizações de uma forma transversal. Com o objetivo de reunir o máximo de informação essencial para estes profissionais, a solução desenvolvida transforma os dados da organização num quadro claro que representa uma visão única e simplificada da força de trabalho de uma organização, o que facilita o processo de tomada de decisões e torna-o mais eficiente.

O chief executive officer (CEO) da BI4ALL, José Oliveira, assinalou: «O desenvolvimento de uma solução de analytics para um público-alvo extremamente qualificado como o dos profissionais de recursos humanos tem um potencial gigante de transformação da própria profissão. A quantidade de decisões que passam a ser tomadas com base em informações detalhadas e exatas é a melhor forma de dotar estes departamentos de um conjunto de ferramentas capaz de promover a eficiência da organização, bem como a otimização dos recursos e a redução de custos. Acreditamos que este é o passo fulcral para que os departamentos de recursos humanos se profissionalizem cada vez mais ao realizarem análises com base em informações fidedignas, e que os seus profissionais possam ter o tempo necessário para exercerem tarefas para as quais poderão contribuir com um valor mais elevado.»