Viagens aéreas
Qatar Airways toca Lisboa pela primeira vez

A primeira aterragem da companhia aérea Qatar Airways em Portugal é servida por um voo direto num Boeing 787 Dreamliner de última geração. A nova rota confirma o compromisso da Qatar Airways com o mercado português.

Texto: Redação Human

 

O primeiro voo de passageiros da Qatar Airways para Portugal aterrou no passado dia 24 no aeroporto de Lisboa, dando assim seguimento à estratégia de expansão da companhia no mercado europeu. Operado por um Boeing 787 Dreamliner, o voo QR343 foi recebido com uma saudação de canhão de água após a aterragem.

A bordo do voo inaugural seguiam o embaixador de Portugal no Qatar, Ricardo Pracana, e o diretor comercial da Qatar Airways, Simon Talling-Smith. Foram recebidos pelas autoridades locais, designadamente pelo embaixador do Qatar em Portugal, Saad Ali Al-Muhannadi, e pelo chief executive officer (CEO) do Aeroporto Humberto Delgado, Thierry Ligonnière.

Em declarações públicas no Qatar, o CEO do Grupo, Akbar Al Baker, afirmou: «Estamos muito satisfeitos em iniciar a rota para Lisboa, a mais recente operação na nossa rede europeia em rápida expansão. Lisboa é uma das capitais mais antigas da Europa Ocidental, conhecida pela sua longa história e cultura, que integra, entre outros, um valioso património artístico e gastronómico. A nova rota confirma o nosso compromisso com o mercado português e oferece aos passageiros que viajarem a partir de Lisboa a oportunidade de se ligarem à extensa rede global da Qatar Airways, em mais de 160 destinos em todo o mundo.»

Os novos voos diretos e diários de e para Lisboa serão operados por um Boeing 787 Dreamliner, com 22 lugares na Classe Executiva e 232 na Classe Económica. Os passageiros da Qatar Airways que viajarem em Classe Executiva terão oportunidade de relaxar numa das «camas» mais confortáveis ​utilizadas em voos comerciais, bem como de desfrutar de um serviço de catering personalizado e de cinco estrelas.

Os passageiros poderão também usufruir do recém-premiado sistema de entretenimento da companhia aérea, Oryx One, que oferece mais de 4.000 opções.

A rede global da companhia abre inúmeras ligações aos passageiros que viajam de Lisboa para destinos em África, Ásia e Austrália, como Maputo, Hong Kong, Bali, Maldivas, Banguecoque, Sidney e muitos mais.

Lisboa também se juntou à rede de frete aéreo da Qatar Airways, com o braço de carga da transportadora, oferecendo uma capacidade total de 70 toneladas de e para Portugal todas as semanas, e uma ligação direta com destinos na Europa, no Médio Oriente e na América, via Doha. Além disso, a Qatar Airways Cargo tem uma presença significativa na vizinha Espanha, com 47 cargas de porão para Barcelona e Madrid, incluindo voos sazonais para Málaga semanalmente. A transportadora também opera semanalmente 10 cargueiros Boeing 777 e Airbus A330 para Zaragoza, assegurando aos clientes mais de 950 toneladas de capacidade de carga.

A Qatar Airways opera atualmente com uma moderna frota de mais de 250 aviões, voando para cerca de 160 destinos em todo o mundo através do seu hub, no Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha.

Lisboa é o quarto novo destino a ser introduzido pela companhia, este verão, após o lançamento dos voos para Izmir, na Turquia, e Rabat, em Marrocos, no mês de maio, e Malta e Davao, nas Filipinas, em junho. Até ao final do ano, a Qatar Airways vai ainda lançar novas rotas para Mogadíscio, na Somália, a um de julho, e Langkawi, na Malásia, a 15 de outubro.