O futuro da qualificação profissional

Esta semana, dia 26, entre as 9H00 e as 16H45, no Europarque, em Santa Maria da Feira, especialistas portugueses e alemães vão discutir o futuro da qualificação profissional face às exigências do mercado de trabalho. A organização é da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.

Num documento de divulgação do evento pode ler-se: «Se há alguns anos Portugal vivia o drama de uma taxa de desemprego elevadíssima e muitos portugueses não encontraram outra solução senão procurar emprego no estrangeiro, com a recuperação económica a situação mudou radicalmente. Hoje, responsáveis governamentais e especialistas mostram-se preocupados com as dificuldades que as empresas já começam a sentir em encontrar profissionais com competências adequadas para algumas funções específicas./ Estarão as universidades, as escolas e os centros de formação a responder de forma adequada e atempada às necessidades das empresas? Que medidas devem ser tomadas para que o país possa preparar e disponibilizar profissionais suficientes e com as competências necessárias para que a economia portuguesa evolua para um patamar mais elevado?»

É neste contexto que se realiza a conferência «Empregos qualificados exigem qualificações adequadas – Estamos preparados?», com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã a convidar especialistas e decisores, portugueses e alemães, para debaterem as questões que são já motivo de preocupação para líderes e empresários e que, a médio prazo, podem condicionar a evolução da economia portuguesa.

De assinalar que a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, através do seu serviço de qualificação profissional DUAL, desempenha há mais de 35 anos um papel ativo no panorama da formação profissional em Portugal. Precursora em Portugal da formação dual de acordo com o modelo alemão (prevalência da prática sobre a teoria e com um elevado foco nas empresas), a instituição tem sido um interlocutor privilegiado das empresas e de outras organizações ligadas ao sector.

Mais informações aqui.