De portas abertas
Soalheiro celebra a origem do Alvarinho

A sete de junho, «Dia da Sub-Região de Monção e Melgaço», assinala-se aí a conquista dos produtores da exclusividade, da autenticidade, da origem e da qualidade dos seus vinhos verdes, reconhecidos através da certificação e da atribuição de um selo de garantia.

Texto: Redação Human

 

Orgulhosos no legado da sub-região vinícola onde se inserem, o Soalheiro, primeira marca de Alvarinho de Melgaço, celebra esta semana, dia sete, um dia de portas abertas. A todos os que se quiserem juntar a eles e celebrar esta casta que os apaixona, o Soalheiro Team deixa o convite para desfrutar de uma proposta de enoturismo com vista privilegiada para o vale do Rio Minho.

Também com um programa desenhado a pensar nos mais novos, nesse dia cerca de uma centena de crianças das escolas da região vão ter a oportunidade de sentir o território e conhecer a tradição através de um conjunto de atividades lúdico-didáticas que os fará colocar as mãos na terra.

Sempre com foco no desenvolvimento da sua região, o Soalheiro foi motor da criação de uma nova associação – o Clube de Produtores de Monovarietais dos Vinhos Verdes –, onde agrupam os mais de 150 produtores parceiros de produção da marca. Sendo que a maioria desses produtores da sub-região pretendem igualmente motivar que este fenómeno se possa alargar à especificidade de outras sub-regiões dentro do vinho verde. A aposta tem sido clara: potenciar a melhoria contínua em todas as áreas: a certificação da vinha, a modernização da adega, a criação de ofertas turísticas de valorização da região, a internacionalização e a investigação tendo sempre a inovação, o inconformismo, a responsabilidade e a excelência como pilares orientadores.

Informações sobre a origem do Alvarinho aqui.