Programa «Learning for Life», da Diageo

O programa «Learning for Life», da Diageo, já formou mais de 50 jovens portugueses, e na última edição obteve 100% de colocação no mercado de trabalho. Recentemente teve lugar em Lisboa o evento de encerramento da terceira edição do programa, com a entrega dos diplomas da formação de bartenders a 26 jovens NEET (sigla da estratégia nacional para jovens que não estudam, não trabalham nem frequentam ações de formação). O programa conta com o apoio do chef Chakall e é feito em parceria com a SEA – Agência de Empreendedores Sociais e a Ás de Copos. Tem como objetivo transformar vidas e abrir novas perspetivas laborais a jovens desempregados.

Os resultados alcançados até ao momento pelo programa são surpreendentes. A edição de 2018, que juntou 25 jovens, obteve 100% de colocação no mercado laboral, sendo que dois dos participantes criaram mesmo o próprio negócio. Na de 2019, que acaba de terminar, são 14 os jovens que já encontraram colocação profissional (mais de 50% dos participantes). No total das três edições, já participaram mais de 50 jovens.

Em 2019 foram formados 26 jovens portugueses em conhecimentos de coquetelaria nacional e internacional e ainda serviço de atenção ao cliente, entre outras especialidades. O programa tem a duração de três meses e 250 horas (mais 80 de estagio).

Estes foram os bares, restaurantes e hotéis que acolheram os jovens alunos no programa de estágios e que tiveram um papel fundamental na conclusão da sua formação: Heterónimo BAAR, Restaurante 100 maneiras, Bar Tabacaria, Bar Bacchacal, Restaurante Bar Cais da Pedra, Pizzaria Zero Zero, Hotel Evolution, Hotel Myriad by Sana, Hotel Corinthia, Cinco Lounge, Hotel the Lake, Café Klandestino, Bohemio da Ribeira, Honorato, MONKEY MASH, Topo Martim Moniz, Lust in Rio, Volver, Palácio do Chiado. Todos os espaços aderentes vão estar identificados com um selo que comprova a sua participação no programa «Learning for Life».

Leo Cataldo, diretor geral da Diageo em Portugal, enalteceu «o empenho, o entusiasmo e a dedicação dos jovens alunos, assim como a capacidade empregadora desta iniciativa», e salientou que «depois do sucesso das edições anteriores, o programa ‘Learning for Life’ em Portugal já tem um lugar de destaque nas formações de bartenders do nosso país». Mais: «Esta iniciativa permite-nos contribuir para a criação de emprego e para a modernização e sofisticação da hotelaria e da restauração, sectores fundamentais para o crescimento da nossa indústria e da nossa economia.»

Por sua vez, Frederico Cruzeiro Costa, fundador e presidente da SEA, referiu: «Com o apoio da Diageo, tocámos na vida de 58 jovens, ajudando-os a concretizar os seus sonhos.»

Já Miguel Tojal, fundador e chief executive officer (CEO) da Ás de Copas, destacou a evolução do bar em Portugal, afirmando que «este programa é uma oportunidade que nunca houve antes e o impacto que tem no mundo do bar profissional é enorme».

Crhystal Silva e João Delgado são dois dos jovens que encontraram no programa «Learning for Life» uma nova perspetiva de vida. Crhystal foi uma das finalistas de 2018 e acabou por abrir o seu próprio negócio, o restaurante Magnolia, em Lisboa. Ele próprio refere: «Na altura procurava formação em hotelaria para me integrar no mercado de trabalho. Depois do curso fiz um estágio promovido pela Diageo e resolvi arriscar e abrir o meu próprio negócio.» João é um dos finalistas de 2019, e assinala: «Não tinha experiência nenhuma, mas agora estou à procura do primeiro emprego e acho que esta é a minha porta.»

O restaurante El Bulo, em Marvila (Lisboa), do chef Chakall, recebeu o evento, que contou ainda com a presença de familiares e amigos dos jovens alunos, vários convidados institucionais e ainda alunos das edições anteriores.

Mais informações aqui sobre o programa aqui.