«Relatório de Banca Responsável»
Santander apoia sociedade

O Santander em Portugal investiu um total de 7,8 milhões de euros no apoio à sociedade ao longo de 2018, num sinal do elevado compromisso. Com o fecho do ano, o valor total investido desde 2013 supera já os 40 milhões de euros.

Texto: Redação Human

 

O «Relatório de Banca Responsável», agora apresentado pelo Santander, foi verificado externamente, pela primeira vez, pela PwC, e segue a metodologia GRI Standards – Global Reporting Initiative.

O Santander atua em áreas onde a sua atividade pode ter um maior impacto e contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das empresas. Em 2018, apoiou 330 associações, em causas ligadas a educação, proteção de menores, saúde, incapacidade, inclusão social e cuidado a idosos, com um impacto direto em 23.981 pessoas.

No ensino superior, o Santander desenvolveu em Portugal importantes iniciativas através dos 52 acordos de colaboração que tem com as instituições da área, tendo atribuído 1.100 bolsas e prémios. O Prémio de Voluntariado Universitário e o European Innovation Academy foram alguns dos eventos em destaque.

Pedro Castro e Almeida, presidente executivo do Santander em Portugal, explica no documento: «Só implementando um modelo de banca responsável, verdadeiramente transversal a toda a nossa organização, iremos contribuir para o equilíbrio entre o crescimento económico, o bem-estar social e a preservação do meio-ambiente.»

No relatório, o Santander apresenta também a sua estratégia nesta matéria e dois grandes desafios: novo ambiente empresarial e o crescimento inclusivo e sustentável.

O primeiro surge num contexto de constante evolução (digitalização, plataforma aberta de serviços financeiros, serviço ao cliente, etc), tendo o Santander definido alguns parâmetros de atuação: uma sólida cultura corporativa – retratada pelo Simples, Próximo e Justo, uma equipa capacitada e comprometida, práticas de negócio responsáveis, cultura de riscos, criação de valor para o acionista e compras responsáveis.

O segundo desafio passa por um crescimento que promova a inclusão e a sustentabilidade. Nesse sentido, foram definidos alguns objetivos. Na inclusão: satisfazer as necessidades dos clientes, ajudar os empreendedores a abrir empresas e criar postos de trabalho, fortalecer as economias locais e combater a exclusão financeira e ainda ajudar as pessoas a obter a educação e a formação de que precisam. E ser sustentável: através do financiamento a energias renováveis, do apoio a infraestruturas inteligentes, novas tecnologias agrícolas e produtivas mais eficientes e sustentáveis, e contribuir para uma economia de baixo carbono.

Neste propósito, o Santander tem vindo a reforçar o seu compromisso para reduzir a sua pegada ambiental, tendo implementado várias medidas nesse sentido, como o projeto «plástico zero», substituindo os plásticos de uso único por vidro, e a eletricidade verde, que pretende começar a adquirir em Portugal em 2019. No ano passado, o Santander lançou também o seu primeiro fundo sustentável em Portugal.

O «Relatório de Banca Responsável 2018» está disponível no site do banco, aqui.