Colaboradores e clientes do Grupo Multipessoal destacam confiança, disponibilidade e acompanhamento

De acordo com um estudo realizado pelo Grupo Multipessoal, e que contou com respostas de 1.655 indivíduos (1.434 colaboradores e 221 clientes), os indicadores humanos são os mais valorizados para categorizar a melhor experiência de emprego, em Portugal. Critérios de confiança, disponibilidade e acompanhamento ganham destaque como características mais valorizadas quer pelos clientes, quer pelos colaboradores do Grupo Multipessoal.

No âmbito deste inquérito, a qualidade geral do Índice de Satisfação, de Clientes e Colaboradores do Grupo Multipessoal, registou o valor mais elevado de sempre, chegando aos 80%, sete pontos percentuais acima do registado em 2017.

António Eloy Valério (na foto), chief executive officer (CEO) do Grupo Multipessoal, assinala: «Com o decorrer dos 25 anos de existência, fomos crescendo e com o desenvolvimento, em dimensão e maturidade, conseguimos transformar as adversidades do mercado em oportunidades de inovação.» O Índice de Satisfação dos Clientes, de todas as marcas do grupo, aumentou, atingindo um nível médio de 78%. «No âmbito deste inquérito, salientamos as nossas unidades de negócio nas áreas de Outsourcing e Recrutamento e Seleção Especializados. Com os nossos serviços de Assessment, Career Management, Executive Search e Outplacement temos vindo a comprovar uma evolução significativa ao longo dos anos, chegando agora a um Índice de Satisfação de 87%. Saliento, neste contexto, a indústria das Tecnologias de Informação e Telecomunicações, onde o mercado é agressivamente competitivo e os nossos serviços registaram um acréscimo de satisfação, de 15 pontos percentuais, face ao ano anterior, fixando-se agora a satisfação dos nossos clientes em 85%. Estes resultados comprovam a nossa visão de nos posicionarmos como a referência do mercado no sector dos recursos humanos.»

Relativamente à satisfação dos colaboradores registou-se, de igual forma, um aumento significativo, de sete pontos percentuais face a 2017, atingindo os 82% de satisfação, média dos trabalhadores das várias empresas do Grupo Multipessoal. O trabalho temporário representa um volume superior a 70% do total do negócio da organização, pelo que, suportado por estes indicadores, o CEO do grupo assegura: «É importante desmistificar a ideia de que o trabalho temporário é precário e insatisfatório, e que é apenas levado a cabo por indivíduos que não conseguem um emprego permanente. No nosso grupo existem inúmeras oportunidades, para diferentes tipos de função e adaptadas às distintas motivações das diversas gerações. Saliento ainda que se por um lado atravessamos um momento de escassez de talento, por outro é a primeira vez na história que conseguimos reunir cinco gerações que estão ativas no mercado de trabalho e que têm necessidades e expectativas muito diferentes sobre o conceito de conforto laboral. Da conjugação destes fatores resulta apenas uma solução: a existência de uma orientação focada totalmente nas motivações e expectativas dos nossos candidatos e colaboradores.»

António Eloy Valério diz reconhecer que, sendo humanos, todos os profissionais do Grupo Multipessoal estão conscientes de que não se consegue atingir a perfeição, mas devem almejá-la, num processo constante de melhoria e adaptação às expectativas e motivações dos candidatos e colaboradores, pelo que «se comprova nos resultados deste inquérito, que apresenta melhorias nos valores de ano para ano».

O responsável afirma ainda: «No Grupo Multipessoal, quando recrutamos, contratamos e colocamos profissionais em regime de trabalho temporário garantimos um acompanhamento do processo que abrange todas as partes envolvidas. Acima de tudo, asseguramos o acompanhamento constante do percurso de todos os nossos colaboradores para que, quando um processo termina, se inicie novo ciclo com o mesmo trabalhador. Isto contraria um dos maiores receios deste formato, porque garante a confiança, a segurança e a lealdade de todos os nossos stakeholders, e com esta metodologia proporcionamos a melhor experiência de emprego em Portugal.»

O Grupo Multipessoal tem em aberto mais de um milhar de vagas para contratação de profissionais nas áreas de hotelaria, restauração, turismo, produção fabril e indústria de transformação alimentar, como forma de dar resposta aos clientes cuja oferta de serviços e produtos se concentra, com maior predominância de atividade, neste período do ano.