«Maratona dos Festivais de Verão»
Super Bock Super Rock na liderança

O Super Bock Super Rock foi o festival com melhor desempenho mediático nos órgãos de comunicação social portugueses entre setembro de 2018 e março de 2019. Lidera a «Maratona dos Festivais de Verão».

Texto: Redação Human

 

A «Maratona dos Festivais de Verão», um ranking da Cision, destaca a boa prestação do Super Bock Super Rock, que este ano celebra 25 edições com o regresso à Herdade do Cabeço da Flauta. Esta boa prestação resulta, sobretudo, do tempo que obteve nas rádios e nas televisões nacionais: mais de três horas e meia nos últimos sete meses.

No segundo lugar do ranking surge o NOS Alive, que se destacou pelo número de notícias em que foi mencionado no período em análise: mais de 2.500. O pódio fica completo com o Meo Sudoeste.

EDP Cool Jazz e Vodafone Paredes de Coura também terminaram o período de warm up para os festivais de verão na primeira metade da tabela. Seguem-se NOS Primavera Sound, Meo Marés Vivas, EDP Vilar de Mouros, Sumol Summer Fest e O Sol da Caparica.

Ao todo, ao longo deste período de outono e inverno foram publicadas 9.257 notícias mencionando os principais festivais de verão que se realizam em Portugal. O tempo de antena na rádio e TV totalizou cerca de 11 horas e meia. Dezembro foi o mês com mais notícias: 2.198.

A «Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision» é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do verão. Este trabalho foi reconhecido pelo segundo ano consecutivo nos «Iberian Festival Awards», onde a Cision foi distinguida com o prémio «Best Service Provider».

O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.

O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, on-line e imprensa). Neste caso, o ranking reflete o resultado da monitorização de um de setembro de 2018 a 31 de março de 2019 – com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.