Novidades SEAT
Seis modelos elétricos e híbridos e nova plataforma

A SEAT apresentou a sua estratégia elétrica, que até ao início de 2021 incluirá seis modelos elétricos e híbridos plug-in. A versão elétrica do Mii e o el-Born serão os primeiros modelos 100% elétricos da marca, enquanto a nova geração do Leon e o Tarraco contarão com uma versão híbrida plug-in. Por outro lado, o CUPRA Leon e o CUPRA Formentor também terão uma versão híbrida plug-in. Foi ainda anunciado o CUPRA Formentor, o novo CUV revelado no Salão de Genebra, que será produzido na fábrica de Martorell.

Texto: Redação Human

 

Pela primeira vez na sua história, a SEAT desenvolverá uma nova plataforma de automóveis em colaboração com a marca Volkswagen. Será uma versão mais pequena da Plataforma Modular de Propulsão Elétrica (MEB), sobre a qual serão produzidos diferentes modelos, com cerca de quatro metros, de várias marcas, entre as quais a SEAT. A nova plataforma tem como objetivo desenvolver veículos elétricos acessíveis, com um preço de entrada abaixo dos 20.000 euros, até 2023. Mais de 300 engenheiros altamente qualificados participarão neste projeto em Espanha.

A ofensiva elétrica apresentada pela SEAT vai além dos novos modelos, englobando também a estratégia de micromobilidade que será liderada pela SEAT para o Grupo Volkswagen. O recém apresentado concept car Minimó fará parte desta estratégia, bem como o patinete elétrico SEAT eXS, ambos exemplos das soluções de mobilidade urbana que a empresa está a preparar.

 

SEAT preparada para o futuro

A indústria automóvel atravessa uma fase de transformação que traz desafios e oportunidades. A luta contra as alterações climáticas e os objetivos de redução das emissões são os principais desafios que afetarão a indústria nos próximos anos, bem como a conetividade e os novos serviços de mobilidade.

Neste contexto, a SEAT criará um centro de desenvolvimento de software para ganhar competitividade. O Metropolis:Lab Barcelona será integrado no novo centro para continuar o desenvolvimento de soluções inovadoras para uma melhor mobilidade. Outras empresas independentes da SEAT, como a XMOBA, também trabalharão neste novo centro para potencializar sinergias. Este novo centro situar-se-á em Barcelona e contará com mais de 200 profissionais.

A ofensiva elétrica, que até ao início de 2021 incluirá seis modelos elétricos e híbridos tanto da SEAT como da CUPRA, é também a resposta da SEAT a estes desafios. O desenvolvimento de uma nova plataforma elétrica para veículos urbanos, em colaboração com a marca Volkswagen, resultará numa base para a criação de veículos elétricos ao alcance de um público mais amplo dentro de três ou quatro anos, e ajudará a democratizar a mobilidade elétrica.