A edição de 2019 da «Expo’RH» realiza-se a 27 e 28 de março no Centro de Congresso do Estoril. Trata-se da décima oitava edição do maior evento de recursos humanos de Portugal, sendo que a organização, a IFE – International Faculty for Executives, propõe desta vez aos participantes que arrisquem e se aventurem. «Ready to Dare!» é o tema escolhido para o evento, que tem participação gratuita, sujeita a inscrição. Oportunidade para uma conversa com Raquel Rebelo, a responsável por este evento em que se espera mais de 2.000 profissionais e dezenas de oradores e expositores.
Texto: Redação «human»
Quais são as grandes novidades da «Expo’RH» para este ano?
São várias as novidades que preparámos, algumas das quais prefiro não revelar e deixar para serem descobertas pelos profissionais que irão assistir ao evento, como é o caso da sessão de encerramento. Gostamos de criar suspense… Mas posso adiantar algumas…
Diga…
Tendo em conta os diferentes perfis de participantes da «Expo’RH», sentimos a necessidade de criar um acesso premium para todos aqueles que privilegiam ter incluída na sua inscrição, o estacionamento, o almoço nos dois dias do evento, o lugar reservado nas conferências e a prioridade no check-in. Esta inscrição premium garante ainda o acesso ao VIP Lounge, uma área de networking privada, onde poderão usufruir de uma coffee station permanente. E conciliando a necessidade que todos temos quando estamos fora do escritório de dar resposta a coisas urgentes, criámos um espaço de cowork em parceria com a #NOW_No office work, que estará aberto a todos os participantes que desejem experienciar trabalhar num espaço inovador onde se respira colaboração. Os participantes poderão usufruir do espaço para fazer uma reunião, responder a e-mails, fazer telefonemas ou simplesmente sentir o ambiente para equacionar o espaço de cowork como opção para fazer face à necessidade de encontrar alternativas aos espaços de trabalho, motivada sobretudo pela integração de novos perfis com diferentes vínculos às organizações.
…
Mais, sendo um dos propósitos da «Expo’RH» facilitar a identificação de soluções e serviços de apoio à gestão das pessoas, e tendo em conta a grande quantidade de soluções existentes no mercado, que faz com que seja cada vez mais difícil e demorado para os decisores identificarem as soluções e os serviços que podem aportar valor e dar resposta a uma necessidade específica, decidimos desafiar as marcas presentes na área de exposição a fazer um pitch de três minutos para apresentar os resultados obtidos em resposta a uma necessidade concreta de um cliente. Estes pitchs irão decorrer nas duas salas de conferências ao longo dos dois dias, integrados no programa de conferências.
De onde partiram para essas propostas?
Estas propostas surgem para promover uma maior interação entre os participantes, potenciar a presença das marcas que apoiam o evento e criar um ecossistema onde se pode aprender, descobrir, interagir e criar. O processo de criação das propostas de valor que anualmente são apresentadas passa pelo levantamento exaustivo de pontos de melhoria que é feito pela equipa de projeto junto de oradores, participantes, patrocinadores e expositores, do benchmarking nacional e internacional e da ousadia da equipa em nunca estar confortável com o resultado obtido na edição anterior e querer fazer sempre mais e melhor.
Qual é o vosso foco na preparação de um evento que se aproxima das duas décadas de existência?
O nosso foco é apenas um: mantermo-nos fiéis ao nosso propósito – ser um espaço de interação entre todos os profissionais responsáveis por desenvolver, transformar e valorizar as suas equipas, onde se aponta caminhos e dita tendências, através da partilha de conhecimento e de experiências práticas. Para isso, arriscamos na mudança, apostamos na liderança (somos líderes há 18 anos), comprometemo-nos com as equipas (internas, de clientes e parceiros), transformamos para a performance partilhando conhecimento e experiências diferenciadoras, surpreendemos… Esperem pelo encerramento (risos). Aventuramo-nos, estimulamos, desafiamos a inovação e delineamos estratégias de retenção e fidelização dos nossos públicos, com o objetivo de continuar a fazer da «Expo’RH» o maior e mais reconhecido evento dirigido à gestão das pessoas organizado em Portugal.
Como tem acompanhado a evolução do mundo dos recursos humanos a partir da experiência com o evento?
A organização da «Expo’RH» e o contacto diário que temos com as empresas permite-nos perceber que as pessoas estão de facto no centro das empresas e outras organizações portuguesas e que é cada vez maior o envolvimento e a preocupação dos comités de direção em trabalhar para valorizar e desenvolver os seus colaboradores, envolvendo as equipas em processos de decisão colaborativa, potenciando a transparência e fomentando a confiança das lideranças, estimulando a autonomia e a agilidade para responder à mudança, promovendo a coesão e o engagement dos colaboradores e que esta deixou de ser uma função exclusiva dos profissionais de recursos humanos. Percebe-se que os colaboradores exigem das empresas cada vez uma maior responsabilidade social e um maior sentido de missão e que a reputação da marca é essencial para atrair e reter os melhores. Nunca se deu tanta importância ao bem-estar dos colaboradores e aos espaços de trabalho e à necessidade de criar espaços flexíveis, que inspiram à inovação e fomentam a colaboração, pelo impacto direto que têm na performance e na produtividade. O desenvolvimento do talento ganhou relevância e existe hoje uma consciência clara de que a reconversão e a requalificação das pessoas é indispensável e que temos de prepará-las para serem capazes de aprender a reaprender, transformando e melhorando a experiência de aprendizagem.
Sente que de alguma forma esse mundo também se transformou um bocadinho por responsabilidade vossa, com a «Expo’RH» e outras iniciativas?
Claramente. Sem querer parecer arrogante, não tenho dúvidas de que a «Expo’RH» tem dado um contributo essencial à transformação do mundo dos recursos humanos em Portugal, inspirando os profissionais a refletir, a implementar boas práticas, a testar novas políticas, a questionar o estabelecido, a abrir horizontes inspirando a mudança e a desenvolver parcerias estratégicas.
Há ainda o desafio do tema do evento…
Sim, gostaria de falar de algumas das histórias que vamos contar este ano. «Ready to dare?» é a pergunta que colocamos a todos os participantes, e neste sentido decidimos arriscar e apresentar alguns casos menos habituais em fóruns de recursos humanos: um exemplo de um CEO que optou por fazer carreira numa organização e se desafiou a celebrar os sucessos, ultrapassar os fracassos e enfrentar os desafios até chegar à liderança; a história de um jovem empreendedor que se aventurou sem rede no lançamento de um negócio inovador; a experiência de colaboradores que nos vão contar como é que foi a sua primeira semana de trabalho; dois pontos de vista de como se fomenta a inovação na administração pública e numa empresa privada; e um debate sobre o que pode aportar a diversidade e a inclusão de experiências, competências, gerações e culturas.
Nota: site da Expo’RH aqui.
»»» Raquel Rebelo é chief executive officer (CEO) em Portugal da IFE – International Faculty for Executives. A IFE, filial portuguesa da multinacional Abilways, está em Portugal desde 1998, desenvolvendo a sua atividade em formação inter e intraempresas, congressos, salões e feiras profissionais e ainda publicações especializadas, nas mais diversas áreas de interesse para as organizações. Com uma licenciatura em «Relações Internacionais» (Universidade de Lisboa), a responsável estudou ainda na University of Hull («European Integration and Co-Operation). Está na IFE desde 2001, tendo desempenhado várias funções até chegar a CEO.