ICF Portugal esclarece sobre o que é e o que não é coaching

Decorreu ontem em Lisboa, no Avila Spaces, uma apresentação aos media por parte da ICF – International Coach Federation sobre o que é e o que não é coaching. Com a presença da revista «human», aquela que é a maior organização do mundial de coaches profissionais, fez intervir Aida Chamiça, presidente da Direção da ICF Portugal, e João Laborinho Lúcio, vice-presidente, que tiveram a oportunidade de explicar em que consiste o coaching, em que situações é indicado e quem contratar para o fazer.

Na ocasião, foi referido que numa altura em que há muito amadorismo na atividade de coaching muitas entidades que reclamam para si a legitimidade das credenciações e há muita desinformação, designadamente na utilização do termo, a ICF propõe-se ajudar a esclarecer a sociedade, o mercado e o público em geral sobre esta atividade profissional, em grande expansão no nosso país e em todo o mundo. Assinalou-se que coaching não é psicologia, não é formação, não é consultoria. Segundo a ICF, coaching consiste numa parceria com o cliente, através de um processo estimulante e criativo que o inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.

Deixamos a seguir mais algumas partilhas feitas ontem pela ICF.

 

Em que consiste o coaching

«Este serviço deverá ser prestado por profissionais qualificados, que se comprometam com um código de ética e que dominem as competências e o processo, sempre no respeito pela vontade do participante individual ou coletivo, demonstrando capacidade para ativar o seu potencial de reflexão sobre a situação que é levada para o coaching, descoberta de novas opções e pontos de observação e construção sobre as conclusões a que vai chegando, definindo um plano de ação que o inspira para agir sobre a realidade e alcançar os resultados que ambiciona.»

 

Em que situações é indicado

«Os beneficiários de um programa de coaching podem ser clientes individuais ou coletivos privados, empresariais, organizações sem fins lucrativos, administração pública ou de qualquer outra natureza jurídica. O coaching é um serviço indicado sempre que é identificada uma necessidade ou oportunidade de desenvolvimento, quando se quer ativar potencial para alcançar ainda melhores níveis de performance; quando se quer avaliar pontos de vigilância e impactos, prós e contras decorrentes de decisões relevantes e definir o curso de ação a tomar.»

 

Exemplos

«Alguns exemplos de objetivos de coaching são: transição na carreira; novos desafios decorrentes de promoção recente; vontade de evoluir em temas de liderança, desempenho ou outros; alinhamento e ativação de potencial de uma equipa para alcançar objetivos exigentes; gestão de níveis de tensão dentro de uma equipa; gestão de conflitos e/ou relacionamentos interpessoais; ambição de melhorar o equilíbrio da vida pessoal e profissional, entre muitos outros. O processo de coaching inclui o pressuposto de que entre sessões de coaching o cliente (individual ou equipa) coloque, desde logo, em marcha, iniciativas que o levam a alcançar resultados progressivos e alinhados com as metas traçadas.»

 

Quem contratar para o fazer

«Não estando legislados os critérios para a profissão, nada impede que qualquer pessoa que tenha lido um livro ou tenha feito um curso de um fim de semana inicie a sua atividade e se apresente como coach

 

Sobre a ICF

«A ICF é uma entidade isenta, no sentido em que não vende formação aos coaches, apenas acredita cursos de formação em coaching e credencia os profissionais de coaching, mediante rigorosos critérios de ética e standards de qualidade. O seu sistema de credenciação tem três níveis: Coach Certificado Acreditado (ACC), Coach Certificado Profissional (PCC) e Coach Certificado Master (MCC). Os níveis de credenciação são atribuídos mediante critérios que incluem o número de horas de formação qualificada em coaching, um exame de aferição do nível de domínio das competências chave de coaching e do código de ética, a subscrição sob compromisso de honra do código de ética e o número de horas de experiência de coaching, após a formação. No website da ICF Portugal pode encontrarse informação detalhada sobre os níveis de credenciação e a lista de membros da ICF credenciados. A ICF tem uma estrutura no nosso país, o Chapter Portugal da ICF, e conta com cerca de 32 mil membros a nível mundial, 26.800 dos quais credenciados, com membros distribuídos por 140 países, que trabalham em prol do objetivo comum de aumentar a consciência sobre o coaching, mantendo a integridade da profissão e formando-se continuamente com as mais recentes práticas e investigação.»

 

Aspetos diferenciadores

«O prestígio e a elevada reputação da ICF a nível global assentam nos seguintes aspetos diferenciadores: modelo de 11 competências chave de coaching; Código de Ética da ICF; sistema de credenciação de coaches isento e reconhecido internacionalmente; sistema de acreditação de cursos de formação de coaching ao nível ACTP e aprovação de ações de formação ao nível ACSTH e CCE; programas de desenvolvimento contínuo, nacionais e internacionais, promovidos por comunidades de prática; comunidade profissional, nacional e internacional, que partilha experiências e melhores práticas.»

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