Edenred conclui a aquisição da CSI e da TRFC

A Edenred, instituição global de soluções transacionais para empresas, colaboradores e comerciantes, acaba de anunciar a finalização da aquisição da Corporate Spending Innovations (CSI), uma das principais empresas fornecedoras de soluções de pagamentos corporativos automatizadas na América do Norte. O grupo concluiu também a aquisição de 80% do capital do grupo The Right Fuelcard Company (TRFC), o quarto player do mercado britânico a nível de programas de gestão de cartões de combustível. Ambas as transações foram aprovadas pelas autoridades da concorrência relevantes para o efeito e concluídas, em conformidade, com os acordos assinados entre as partes e anunciados a oito e 27 de novembro de 2018, respetivamente. As duas empresas adquiridas serão totalmente consolidadas nas demonstrações financeiras da Edenred a partir de um de janeiro de 2019.

 

Entrada no dinâmico mercado norte-americano de pagamentos corporativos

A aquisição da CSI irá permitir à Edenred dar um passo em frente no seu desenvolvimento no mercado de pagamentos corporativos em franca expansão, otimizando a sua plataforma tecnológica de pagamentos digitais e aumentando, significativamente, a sua exposição no mercado norte-americano.

Com sede na Flórida, a CSI é uma das principais empresas fornecedoras de soluções de pagamentos corporativos automatizadas na América do Norte, que trabalha com um portfólio de mais de 800 clientes corporativos, com o objetivo de facilitar os seus pagamentos a cerca de 475 mil fornecedores. Em 2018, esta fintech processou perto de 900 mil transações, que representaram um volume de pagamentos na ordem dos 11 biliões de dólares, e prevê, em termos anuais, um EBITDA (resultado antes duros, impostos e amortizações) ajustado de 26 milhões de dólares. A Edenred espera que a CSI gere um crescimento anual, em termos de receitas, de perto de 20%, nos próximos anos.

A CSI foi adquirida por cerca de 600 milhões de dólares. A transação será acrescida ao EBIT (resultados antes de juros e impostos) do grupo a partir de 2019 e refletida no lucro líquido do grupo a partir de 2020.

 

Consolidar a posição no mercado britânico de soluções de frota e mobilidade

A aquisição do grupo TRFC irá permitir à Edenred continuar a expandir-se no mercado de soluções de frota e mobilidade, estabelecendo-se no Reino Unido, um dos maiores mercados da Europa neste tipo de soluções.

Com sede em Leeds e em Glasgow, o grupo TRFC ajuda cerca de 27 mil clientes corporativos a otimizar a gestão das suas frotas de veículos pesados e ligeiros. Os cerca de 150 mil utilizadores de cartões do grupo TRFC podem abastecer em 90% das estações de serviço do Reino Unido, utilizando cartões de combustível de uma única marca ou cartões multimarca. O grupo TRFC espera gerar mais de 11 milhões de libras em EBITDA no ano de 2018.

A aquisição de 80% do capital do grupo representa um esforço financeiro de perto de 95 milhões de libras para a Edenred e irá permitir-lhe aumentar o seu EBIT e o seu lucro líquid, a partir de 2019.

As duas empresas adquiridas serão totalmente consolidadas nas demonstrações financeiras da Edenred a partir de um de janeiro de 2019.