«Mobile Film Festival»
 Amantes de cinema podem realizar filme de um minuto

Arrancou ontem, dia 28 de janeiro, a primeira edição do «Mobile Film Festival» em Portugal, um projeto que pretende tornar o cinema mais acessível. Integra um concurso cujo vencedor receberá um prémio de cinco mil euros para a produção do seu próprio filme.

Texto: Redação Human

 

14 anos depois do seu lançamento, chegou finalmente a Portugal o «Mobile Film Festival», pela mão do BNP Paribas enquanto principal patrocinador. Trata-se de um concurso internacional que pretende fomentar o interesse pelo cinema junto do público. Aliando a cultura à inovação, a organização desenhou o concurso a partir de uma regra simples: um filme, um minuto, um dispositivo móvel.

O «Mobile Film Festival» tem feito um caminho de crescimento na defesa da igualdade e da descoberta, através do apoio e incentivo à chamada Sétima Arte. Procurando acrescentar valor à criatividade dos amantes do cinema, o concurso permite contar uma história num minuto. O concurso é 100% digital desde a sua criação, desenvolvendo-se de forma curta, divertida e de fácil visualização em qualquer formato: telemóvel, tablet, computador, televisão e cinema. Na última edição, o «Mobile Film Festival» recebeu mais de mil filmes, provenientes de 88 países, que alcançaram cerca de 17 milhões de visualizações.

A participação no concurso é gratuita e aberta a todos os residentes em Portugal, respeitando o objetivo de romper com os obstáculos económicos para o acesso ao cinema. O prémio de cinco mil euros permitirá ao vencedor investir na produção de um filme seu.

A acompanhar o desenvolvimento desta primeira edição nacional e a selecionar os vídeos finalistas estará o júri presidido pela atriz Rita Blanco. Luciana Peres, diretora de comunicação e responsabilidade corporativa do BNP Paribas, principal patrocinador do concurso em Portugal, e membro do júri, referiu: «A inovação e a criatividade são valores partilhados pelo cinema e pelo BNP Paribas e que têm levado a que, ao longo dos últimos anos, os dois tenham criado uma relação próxima. Fazia sentido que o BNP Paribas estivesse com o ‘Mobile Film Festival’ em Portugal desde o primeiro minuto e que apoiasse a primeira edição nacional do concurso que fomenta estes dois valores junto do público.»

Site do «Mobile Film Festival» do aqui.

Vídeo sobre a iniciativa abaixo.