Com as Mulheres de Bucos
«Dá lã… Um abraço ao Mosteiro»

Hoje, dia 24 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, apresenta na Casa da Lã (em Bucos, pelas 11 horas) o projeto «Dá lã… Um abraço ao Mosteiro», que em conjunto com as Mulheres de Bucos pretende criar uma rede humana de naturais, residentes e visitantes para um abraço ao Mosteiro de São Miguel de Refojos no dia três de junho de 2019. Integrada na programação do Mosteiro de Emoções, a iniciativa deseja envolver toda a comunidade cabeceirense através da produção manual de cachecóis em tricot.

Texto: Redação Human

 

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto destaca o trabalho das Mulheres de Bucos, que dão vida à Casa da Lã, um verdadeiro núcleo museológico vivo que integra o Museu das Terras de Basto, onde a arte venceu o tempo e se tornou uma marca idiossincrática das mulheres da aldeia de Bucos. Estas artesãs participam na dinamização da iniciativa através do ensinamento e do apoio a todos os que queiram fazer um cachecol e participar, depois, no grande abraço.

O desafio é lançado a todos os cabeceirenses, às famílias, às instituições. Fazer um cachecol de lã. Um cabeceirense um cachecol, uma família um cachecol, uma instituição um cachecol.

O cachecol será em lã e resultará da criatividade e da imaginação de cada participante. Terá a dimensão adequada (entre um metro e metro e sessenta de comprimento e entre 25 e 30 centímetros de largura), mas não está vedada a possibilidade de, no caso de instituições, ter dimensões superiores ou muito superiores às indicadas. Pode ser mesmo um cachecol gigante.

Os participantes poderão adquirir a lã e, eventualmente, as agulhas nos estabelecimentos de venda destes produtos, mas a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, para facilitar a aquisição da matéria-prima, vai também colocar à venda meadas de lã e agulhas nos seguintes pontos: Casa da Cultura, Casa do Tempo e Casa do Povo do Arco de Baúlhe. Também a Casa da Lã terá lã à venda para todos os interessados. O desafio é produzir o cachecol ao longo dos próximos meses de inverno, para que no dia três de junho, às 10 horas, possa ser dado um abraço gigante ao Mosteiro.

O Município de Cabeceiras de Basto comemora neste dia, e com este abraço ao Mosteiro, o «Dia Mundial da Criança», pelo que conta com a participação de toda a comunidade educativa, desafiando cada criança e jovem estudante a levar o seu cachecol para o abraço ao Mosteiro.

O cachecol poderá ser oferecido pelos participantes ao Mosteiro, comprometendo-se a autarquia a promover, posteriormente, uma exposição de cachecóis, em novo momento de grande manifestação de carinho pelo património.