OPENBOOK Architecture reforça equipa

A OPENBOOK Architecture, empresa portuguesa de arquitetura multidisciplinar, anunciou o reforço da sua equipa através da contratação de três arquitetas e um designer 3D, com percursos e valências diferenciadas que se complementam e acrescentam valor. Confere assim uma maior capacidade de resposta à atual equipa, potenciando o seu inovador e reconhecido conceito brandchitecture e a workplace strategy.

Os novos elementos da equipa são:

– Rita Ramos, mestre em Arquitetura pelo Instituto Superior Técnico (IST), detém mais de oito anos de experiência profissional. Colaborou anteriormente com a Tetractys, a TNP Teresa Nunes da Ponte e, mais recentemente, com a Quadrante Arquitetura. Participou ainda em diversos projetos de referência nacional e internacional, entre eles o Novo Campus de Carcavelos da Nova SBE e a nova loja do Museu Gulbenkian, contando igualmente com uma larga experiência na remodelação de centros comerciais e na reabilitação de edifícios habitacionais.

– Maria Antunes é mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura (UTL). A sua atividade profissional tem sido dividida entre Portugal e a Suécia, tendo vindo a desenvolver projetos nas áreas de corporate, retalho, arquitetura religiosa e residencial. Iniciou o seu percurso profissional no atelier NGA Arquitetos, tendo depois rumado a Gotemburgo para ingressar no Kjellgren Kaminsky Architecture AB. Em 2015 regressou a Portugal para integrar o Conceito Arquitetos, atelier onde se manteve até se juntar à equipa da OPENBOOK Architecture.

– Inês de Oliveira Martins, formada em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura (UTL), tem pautado o seu percurso profissional com intervenções comunitárias e culturais a par do trabalho de atelier. Após ter passado pelos ateliers Orgânica e Studium, no Porto, colaborou com a RA\\Rebelo de Andrade, onde teve oportunidade de trabalhar em diversos projetos de reabilitação para habitação e hotelaria. Faz parte da EDA – Associação Ensaios e Diálogos, tendo vindo a colaborar em projetos de construção comunitária e promoção cultural, entre eles a Biblioteca da Trafaria. Colabora regularmente com a Trienal de Lisboa, tendo feito parte do serviço educativo da edição The Form of Form 2016 e da equipa de coordenação das edições 2017 e 2018 do Open House Lisboa.

– Rafael Soos é mestre em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi (Brasil), com especialização na área de 3D e foco em arquitetura, área na qual tem vindo a desenvolver a sua atividade. Em mais de uma década de trabalho no Brasil, teve a oportunidade de participar em diversos projetos internacionais nas áreas de retalho, residencial, aeroportos, indústria e hotelaria. Alguns desses projetos vieram a ser premiados, como é o caso da sede do Mercado Livre, em São Paulo, desenvolvido aquando da sua passagem pela Athie Wohnrath. Em Portugal desde o início de 2018, colaborou anteriormente com o atelier Saraiva e Associados.

Paulo Jervell, arquiteto e um dos partners da OPENBOOK Architecture, assinalou: «Este reforço da nossa equipa, uma aposta em jovens talentos da arquitetura e do design, com experiências relevantes e provas dadas lá fora, vem demonstrar todo o nosso know-how e posicionamento estratégico internacional da OPENBOOK, com vista à conquista de novos projetos, nacionais e internacionais, de maior dimensão e qualidade, que permitam manter um crescimento contínuo e sustentado do nosso atelier, tal como registámos em 2018, e prepararmo-nos para os grandes desafios de 2019.»

Fundada em 2007, a OPENBOOK Architecture tem uma equipa de mais de 30 colaboradores, incluindo arquitetos, designers e gestores de projeto. A experiência da sua equipa é refletida no seu já vasto portfolio em áreas tão reconhecidas como habitação, turismo e lazer, equipamentos de educação e desporto, centros comerciais, logística, comércio e indústria ou projetos urbanísticos e, com maior foco, edifícios corporativos e unidades de saúde/ hospitalares.