«Dia Internacional da Comida Picante»
Os 10 melhores restaurantes indianos de Lisboa e Porto

Ontem, 16 de janeiro, celebrou-se o «Dia Internacional da Comida Picante»? Cardamomo, tamarindo, cominho, açafrão e pimenta são algumas das especiarias usadas na cozinha indiana, popular pelo uso de vários temperos picantes e condimentos exóticos. Em Lisboa e no Porto há alguns destaques.

Texto: Redação Human

 

A comida indiana, conhecida por ser uma das mais picantes do mundo, é apreciada por muitos e há até quem defenda que traz vários benefícios para a saúde. Sendo ou não vegetariano, o convite da Mygon é para seguir a sua lista de sugestões em Lisboa e no Porto, sobretudo para os fãs da chamada spicy food.

 

Lisboa

Vejamos primeiro a lista de Lisboa:

The Darjeeling Express Um dos mais recentes restaurantes indianos em Lisboa. Inspirado em Wes Anderson, destaca-se por servir comida caseira com ingredientes frescos e de qualidade. O proprietário, Mirza Cassamo, é português, tem pai indiano e mãe moçambicana. Graças às suas influências, quis abrir um restaurante com receitas familiares ricas em sabores autênticos. Tem lugar para 26 pessoas e destaca-se pela moderna decoração industrial vintage, pouco comum em restaurantes indianos.

– Costa do Malabar Tal como o nome indica, é especializado na cozinha típica da costa sudoeste da Índia. Dosas (panquecas de arroz e lentilhas), puttuu (cilindro de arroz cozido a vapor com camadas de coco) ou parottas (pão achatado com manteiga ghee) são algumas das especialidades. Apesar de a comida não ser tão picante como noutras regiões, este é um dos principais indianos de Lisboa que merece total atenção.

– Tamarind O restaurante indicado para quem procura boa comida goesa ou indiana. Karahi chicken, caril de gambas e chicken tikka masala são alguns dos principais pratos. Decorado em tons de rosa e azul, o ambiente destaca-se por ser acolhedor e intimista.

– Bengal Tandoori Localizado na zona da Avenida da Liberdade, é um restaurante indicado para quem gosta de uma ementa rica e saborosa. Propõe trazer aos portugueses os melhores sabores e aromas do Bengala Ocidental, um estado do oeste da Índia. Chicken chilly, tandoori misto e prawn chilly (camarão com molho de cebola, pimento e tomate com soja preta) são algumas das especialidades.

– Kerala Um dos mais recentes indianos em Lisboa, onde são apenas servidos pratos da região sul da Índia que dá nome ao restaurante. A comida é inclusive servida em folha de bananeira, como se vê em Kerala. Localizado em Campo de Ourique, tem as mais variadas especialidades indianas: chamuças, caril, tandoori ou pappadums. Há também opções vegetarianas.

 

Porto

No Porto os destaques são os seguintes:

– Mendi Sendo o restaurante indiano mais antigo do Porto, não poderia faltar nesta lista. É caracterizado pelo ambiente intimista e pela autenticidade de sabores, tendo aberto há mais de 20 anos e continuando a conquistar clientes. Aí é possível saborear o melhor da gastronomia da Índia, sobretudo da região norte. Caril, mango lassi (batido de manga e iogurte) ou kulfi (gelado tipicamente indiano) são algumas das especialidades.

– Real Indiana, Foz do Douro Além do restaurante da Foz, o Real Indiana têm também outros espaços no Porto, em Gaia e em Lisboa. Mais do que um conjunto de restaurantes, é um projeto que procura trazer aos portugueses o ambiente e a cultura da Índia. Inspirado na verdadeira cozinha tradicional indiana, especialmente do estado de Punjab, permite saborear pratos ricos à base de especiarias e temperos naturais e exóticos.

– Portugandhi Caracterizado pelo ambiente acolhedor e elegante, situa-se na zona do Marquês e é um dos principais indianos do Porto. As refeições são apresentadas de forma criativa e resultam de uma fusão entre o tradicional e alguns toques contemporâneos. Para os fãs de comida indiana, é um local obrigatório a conhecer.

– Thali – Aromas e Sabores da Índia Rico em aromas e sabores indianos, tal como o próprio nome indica, garante uma verdadeira e autêntica viagem gastronómica até à Índia. O peshwari naan, pão típico indiano doce recheado com amêndoas e coco, é uma das especialidades mais famosas da casa. O restaurante localiza-se na Rua da Fábrica, em plena baixa do Porto.

– Indian Tandoori Situado em Campanhã, serve o melhor da gastronomia indiana. Além das especialidades mais conhecidas, como caril e chamuças, dispõe de opções vegetarianas. O espaço é acolhedor e informal. Para quem gosta de boas especialidades indianas, vale a pena a visita.

****

A Mygon é uma empresa portuguesa criada em 2012 com o objetivo de ser «o guia local mais completo do mercado». Disponibiliza de forma única e georreferenciada promoções e descontos, informações, fotografias, opiniões e preçários de milhares de restaurantes, SPAs, cabeleireiros e outros serviços locais. Está disponível de forma gratuita através de uma aplicação móvel disponível para iPhone e Android e também via website.