Aulas gratuitas na Universidade Aberta

A proposta da Universidade Aberta de Portugal para 2019 é que se dedique mais tempo a aprender sobre o mundo que nos rodeia e sobre a sociedade que estamos a criar. A instituição assinala que a sua plataforma «AULAbERTA», que disponibiliza em acesso aberto e de forma inteiramente gratuita temas e recursos para uma experiência de aprendizagem on-line, já foi utilizada por mais de 8.100 participantes, divididos por 21 percursos formativos, desde que foi lançada em março de 2017.

A «AULAbERTA» pretende demonstrar as vantagens do ensino à distância, através de recursos tecnológicos que permitem aos alunos, de qualquer idade, em qualquer parte do mundo, aprender on-line, sem restrições de horário.

O sucesso da iniciativa da Universidade Aberta intensificou-se em 2018, ano em que a instituição de ensino à distância comemora 30 anos de atividade, com a disponibilização de mais cursos e módulos.

A plataforma disponibiliza três tipos de formação: JANEL@ UAb, que ilustra aspetos do modo de funcionamento da instituição e os cursos formais (licenciatura, mestrado, doutoramento) em oferta; MOOC, um curso on-line, massivo e aberto, construído segundo as orientações pedagógicas da Universidade Aberta para este tipo de oferta formativa; e ReP@ – Recursos Pedagógicos Abertos, de natureza multimédia, destinados à exploração autónoma e disponíveis para utilização em contextos educativos.

Para se ter acesso ao conteúdo dos diferentes percursos formativos, basta fazer o registo aqui.