Fidelidade assina acordo coletivo de trabalho

O Grupo Fidelidade concluiu no final da semana passada, com todos os sindicatos afetos à CGTP e à UGT, o processo de negociação de um novo acordo coletivo de trabalho que abrangerá os próximos três anos (2019-2021). Este acordo histórico permitirá estabelecer um ambiente laboral de construção de um clima de paz e harmonia social, garantindo que todos os colaboradores das empresas de seguros do grupo possam concentrar toda a sua energia num clima de estabilidade e previsibilidade da relação de trabalho futura.

Este novo acordo coletivo de trabalho assinado com os sindicatos, incluindo o SINAPSA – Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins, o SISEP – Sindicato dos Profissionais de Seguros de Portugal e o STAS – Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Seguradora, inaugura uma nova forma de olhar para a relação de trabalho, mais construtiva, mais positiva e mais equitativa e em que os colaboradores das empresas de seguros do grupo terão maior liberdade de escolha dos benefícios auferidos.

Estão previstos aumentos salariais para os três anos e mecanismos futuros de ajuste a estes aumentos no caso de a inflação subir. Os prémios de antiguidade e de permanência, ou promoções obrigatórias, são agora substituídos por benefícios de carreira que acompanham o ciclo de vida do colaborador das empresas de seguros do grupo e que, a cada cinco anos, poderá optar livremente por um prémio monetário, por mais dias de férias ou por uma contribuição adicional para um fundo de pensões. Ao fim de cinco anos, e no caso de saída da empresa, pode ser pedia a portabilidade do seu fundo de pensões.

Joana Queiroz Ribeiro, diretora de pessoas e organização do Grupo Fidelidade, assinalou: «A Fidelidade tem muito orgulho no processo negocial que agora chega ao fim. O novo acordo coletivo de trabalho resultou de uma negociação muito construtiva, em que todas as partes se envolveram na busca das melhores soluções para todos os colaboradores do grupo.»

De referir que a Fidelidade é uma seguradora com posição de destaque no mercado em Portugal, tanto no ramo vida como no não vida, registando atualmente uma quota de mercado de cerca de 30,7%. Está presente nos vários segmentos de negócio da atividade seguradora e beneficia da maior rede em Portugal, marcando presença em vários países, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e França, e ainda em Macau.