No final do ano, em Monchique
Uma nova e indefinível forma de circo

Falta pouco mais de uma semana para a chegada do circo de final de ano a Monchique, integrado no projeto Lavrar o Mar, que abarca os concelhos de Aljezur e Monchique. Os espetadores que se preparem para uma nova e indefinível forma de circo.

Texto: Redação Human

 

«Saison de Cirque – As Estações do Circo» resulta da emoção gerada no encontro com o Outro: outras pistas, outros artistas, outras atmosferas, outros mundos. Kati Pikkarainen e Victor Cathala (Cirque Aïtal, de França) convocaram artistas notáveis, velhos conhecidos e companheiros de profissão para declarar amor ao circo e à sua essência.

A partir de um desejo de misturar géneros (contemporâneo, tradicional e cabaret), apresentam números espetaculares, grandiosos e engraçados, artistas de excelência que evocam a sua história, a história da sua técnica, do seu corpo, do seu trabalho e vida nesta arte. Juntos, unidos e movidos por uma energia impetuosa, desafiam as leis da natureza, dos corpos, da gravidade.

Antes, durante e depois da ribalta, o quotidiano do circo é-nos dado a conhecer, aquilo que normalmente não se vê, aqui mostra-se.

Ele é um malabarista sueco-finlandês de barba ruiva (Matias Salmenaho), um quarteto siberiano de barra russa (Kanakov), um acrobata de volteio equestre (Ludovic Baladin), a música ao vivo pela Street Swing Orchestra, o grande Victor e o clown algo misterioso e provocador que Kati encarna… Os espetadores que se preparem para chegar às portas de uma nova e indefinível forma de circo: um novo circo antigo, onde lhes é oferecida a belíssima intimidade de uma vida dedicada à pista.

O espetáculo, para maiores de seis anos, decorrerá a 28, 29, 30 e 31 de dezembro às 21 horas e a um de janeiro às 17, no Heliporto de Monchique (Estrada de Sabóia, junto à EB2,3 de Monchique e aos Bombeiros de Monchique). É aí que estará montada a tenda de circo, havendo estacionamento gratuito. Trata-se de mais uma iniciativa do projeto Lavrar o Mar.