«Offline na condução, Online na vida»

Um apelo à condução segura

A Brisa aproveita as Festas de Natal e de Fim de Ano e lança a segunda fase da campanha de segurança rodoviária, com o objetivo de sensibilizar os condutores e todos os intervenientes no ambiente rodoviário, sobre o perigo da utilização do telemóvel durante a condução.

Texto: Redação Human

 

A campanha da Brisa, com a assinatura «Offline na condução, Online na vida», que teve uma primeira fase em setembro de 2018, foi pensada num contexto em que cada vez há mais acidentes sem causa aparente, cuja explicação mais provável é a utilização do telemóvel e/ ou a adoção de comportamentos de risco por parte dos condutores.

Esta iniciativa conta com o apoio institucional da ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária), do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), da FMP (Federação Motociclismo Portugal) e da BP – o embaixador para a segurança rodoviária da marca, o piloto de MotoGP Miguel Oliveira participa em alguns suportes da campanha.

A Brisa pretende transmitir a mensagem de que «o uso do telemóvel durante   a condução é cada vez mais perigoso para todos os condutores». Sabe-se que a utilização do telemóvel ao volante é um fator de risco agravado para a segurança rodoviária.

As estatísticas revelam que:

– aproximadamente 660 mil condutores utilizam o seu telemóvel enquanto conduzem;

– o estudo realizado pelo The National Safety Council demonstrou que a utilização do telemóvel ao volante é responsável por 1,6 milhões de acidentes por ano (desse total, 390 mil são devido a trocas de mensagens de texto);

– 24% dos condutores que utilizam o telemóvel enquanto conduzem não têm receio de infringir a lei;

– é seis vezes mais provável ocorrer um acidente devido à troca de mensagens de texto durante a condução do que por conduzir embriagado;

– já em Portugal, 47% dos condutores admitem falar ao telemóvel enquanto conduzem, seja através do sistema mãos livres ou diretamente utilizando o aparelho.

A campanha enquadra-se nas ações desenvolvidas pela Brisa, desde há mais de 20 anos, para a promoção de uma cultura de segurança rodoviária em Portugal, como complemento do trabalho que a empresa desenvolve para a segurança rodoviária, na operação e na manutenção de autoestradas. Esta estratégia de prevenção tem como foco principal a criação de uma cadeia de comunicação com os atuais e com os futuros condutores, por uma cultura de segurança rodoviária, mais conhecedora e mais responsável.

A Brisa renova e reforça, deste modo, o seu compromisso com a segurança rodoviária e com a promoção de uma cultura de segurança rodoviária que contribua para salvar vidas.

Pode ver abaixo o vídeo da campanha.

 

Scroll to Top