Siemens com mais 311 novos colaboradores num ano

A Siemens Portugal contratou 311 novos colaboradores altamente qualificados no ano comercial que terminou em setembro de 2018. No ano anterior, a empresa tinha recrutado 259 novos colaboradores, registando-se assim um crescimento de quase 20% em novas contratações. Num só dia entraram 20 novos colaboradores na Siemens.

Pedro Pires de Miranda, presidente executivo da Siemens Portugal, realçou: «Inicialmente tínhamos previsto recrutar 240 pessoas, mas fechámos o ano com 311 novas contratações. Este crescimento da equipa reflete a grande aposta que fazemos na captação e no reforço dos centros de competências de engenharia e de tecnologias de informação e nos centros de serviços partilhados que temos localizados no país.»

A empresa exporta para 56 países e tem, segundo o responsável, «um negócio em clara expansão», acrescentando: «Por isso, estamos sempre empenhados em recrutar os melhores talentos para as nossas equipas e em formar e qualificar ainda mais as nossas pessoas.»

As áreas com maior número de contratações foram as tecnologias de informação (TI), as engenharias, a eletrónica e a mecatrónica, e especialistas financeiros e de gestão de recursos humanos. No mesmo período, a empresa recebeu ainda 89 estagiários profissionais, que desempenharam funções nas áreas da eletrónica, TI, automação, mecatrónica, finanças, gestão e administração, entre outras. Os programas de estágios que a Siemens desenvolve têm, por norma, uma taxa de empregabilidade que ronda os 80%, ou seja, a grande maioria dos estagiários acaba por ser integrada na organização.

A Siemens Portugal conta agora com 2.333 profissionais de 44 nacionalidades. A média de idades é de 34 anos e 40% dos colaboradores são do género feminino (18% das mulheres que trabalham na Siemens ocupam cargos de chefia).

Até 2020, a empresa vai contratar mais 400 pessoas, para fazer face à expansão do Lisbon Tech Hub, um centro de competências internacional de TI onde já trabalham 600 pessoas com um foco especial nas áreas da cibersegurança, inteligência artificial (IA) e robótica.