«Observador Cetelem Natal 2018»
27% dos portugueses vão gastar metade do subsídio de Natal, ou mais

Feita a lista de presentes, é altura de saber como pretendem os portugueses efetuar os seus gastos durante a quadra do Natal. De acordo com o estudo «Observador Cetelem Natal 2018», 27% dos portugueses contam gastar metade do seu subsídio neste período, ou mais. De referir ainda que 22% dos portugueses dizem não ter a intenção de gastar nenhuma parte do subsídio.

Texto: Redação Human

 

A quadra natalícia é para muitos a altura de receber o subsídio de Natal e fazer face às despesas típicas desta época. Segundo dados do «Observador Cetelem Natal 2018», sobre as intenções de consumo dos portugueses, 27% dos inquiridos indicaram que irão gastar metade do subsídio ou mais: 11% assumem gastar a totalidade desse valor, 10% entre 50% e 75% e os restantes 6% mais de 75%.

De referir ainda que 22% dos portugueses referem que não pretendem gastar o subsídio recebido para este efeito, 12% planeiam gastar entre 25% e 50% do valor e 6% menos de 25%.

Pedro Camarinha, diretor de distribuição do Cetelem, assinala: «A utilização do subsídio é natural numa altura como o Natal, em que há uma maior predisposição para consumir. Contudo, é preciso ter em conta que um quinto dos inquiridos referiu não ter a intenção de gastar nenhuma parte do subsídio, o que pode significar uma gestão orçamental mais cautelosa ou a utilização desse valor para fazer face a outras despesas.»

 

Pagar as compras

Na hora de pagar as compras, o desconto direto no preço continua a ser a oferta mais valorizada, referida por 60% dos inquiridos, enquanto o reembolso de parte de valor pago (cash-back) é mencionado por 20% dos inquiridos e o crédito sem juros por 19%. Relativamente à opção de início de pagamento dois meses após a compra, verifica-se uma percentagem de respostas na ordem dos 8%.

Numa análise mais detalhada, o desconto direto nos produtos é mais valorizado na Região Norte (69%), no Grande Porto (45%), na Região Centro (58%) e na Região Sul (66%). Enquanto o cash-back é a escolha para 26% dos inquiridos no Grande Porto e 20% na Zona Centro. Já o crédito sem juros, reúne as preferências de 34% dos respondentes no Porto e 26% no Sul.

 

«Observador Cetelem Natal 2018»

O «Observador Cetelem Natal 2018» tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. A amostra total (600) é representativa da população e está estratificada por distrito, sexo, idade e nível socioeconómico, contando com um erro máximo associado de +/- 4.0 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas telefonicamente (CATI), com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado de 24 a 27 de setembro pela empresa de estudos de mercado Nielsen para o «Observador Cetelem».

 

A marca

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance e está em Portugal desde 1993. Tem presença em 30 países de quatro continentes, empregando mais de 28 mil pessoas. Em Portugal conta com cerca de 700 colaboradores e serve mais de 1,3 milhões de clientes e mais de 2.800 parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados; estão disponíveis no site, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais players da distribuição especializada em Portugal, além de serem disponibilizados nas lojas Cetelem em Gaia e Lisboa.