«Festival da Abóbora 2018»
Todos os caminhos vão dar à Lourinhã

A abóbora, uma das principais culturas agrícolas produzidas na Lourinhã, será homenageada entre 26 e 28 de outubro, na quinta edição do «Festival da Abóbora», que decorre no Pavilhão Multiusos de Atalaia, uma iniciativa da Freguesia da Lourinhã e Atalaia.

Texto: Redação Human

 

Trata-se de uma iniciativa que promove a freguesia e o concelho, um dos maiores produtores de abóbora a nível nacional, e conta com a presença de vários produtores de abóbora, expositores de doçaria e um espaço dedicado aos artesãos locais.

O «Festival da Abóbora» abre ao público no dia 26, às 18 horas, prolongando-se até às 24. No sábado, 27, o horário será das 11 às 24. E no domingo, 28, entre as 11 e as 19.

Mais de oito toneladas de abóbora, de vários géneros e formatos, estarão em exposição durante os três dias do certame. Quem visitar o «Festival da Abóbora» pode assistir a demonstrações gastronómicas, workshops, entre outras atividades. Pizza de abóbora e chèvre, hambúrgueres em cama de abóbora, bacalhau gratinado com abóbora, crepes de doce de abóbora com amêndoa, cerveja artesanal de abóbora e batata doce são algumas das muitas iguarias que os visitantes podem apreciar.

Estará também em exposição uma abóbora gigante, com mais de 600 quilos, a maior abóbora produzida na Áustria, que esteve a concurso no «Festival Internacional de Ludwigsburg», na Alemanha, assim como uma coleção de cerca de 100 abóboras representativas de todas as regiões do mundo.

O programa completo do «Festival da Abóbora 2018» pode ser consultado aqui.

Pedro Margarido, presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, destaca: «Este ano realizamos a quinta edição desta iniciativa, que tem atingido bastante sucesso e tem atraído muitos visitantes de vários pontos do país. É um evento familiar temático, centrado na agricultura e no mundo rural, com ênfase nas potencialidades da abóbora quer no aspeto nutritivo e de inovação na gastronomia, quer na doçaria e ainda em produtos do dia-a-dia. Esperamos vir a receber cerca de nove mil visitantes.»

Além das atividades mencionadas, o «Festival da Abóbora» irá dinamizar mais uma edição do «Concurso Nacional de Abóboras» e outra do «Concurso Nacional de Doce de Abóbora», bem como a confeção da já tradicional torta gigante com doce de abóbora, cujas vendas irão reverter para uma associação de cariz social da freguesia.

Ainda no âmbito do festival, destaque para a «Rota Atlântica da Abóbora», uma iniciativa que desafia os visitantes a descobrirem alguns locais turísticos, como o Dino Parque da Lourinhã, o Museu da Lourinhã, os Moinhos de Vento e a magnífica Costa da Prata, a zona costeira do Oeste. Adicionalmente, desde 20 de outubro decorre a «Semana Gastronómica da Abóbora», nos vários restaurantes aderentes à iniciativa, cujo desafio particular é a apresentação de pratos cujo ingrediente principal é a abóbora. As propostas são variadas, das mais tradicionais às mais inovadoras, de que é exemplo a Bola de Berlim com recheio de abóbora, uma iguaria criada pelo chef Chakall e que está disponível num dos restaurantes aderentes, o Areal Beach Bistrot by Chakall (lista de restaurantes aderentes aqui).