Desafio a estudantes para formar hackers do bem

A edição número quatro do «Secthon», o único desafio de cibersegurança para estudantes universitários em Portugal, organizado pela Multicert, realiza-se em Lisboa, na Câmara de Comércio (Rua Portas de Santo Antão, 89), no próximo dia 27, entre as 9H00 e as 18H45. O objetivo do evento é formar e identificar talentos, numa área das mais difíceis de recrutar atualmente no mercado. Trata-se de uma iniciativa de formação e educação em cibersegurança, para estudantes universitários, que incentiva o white hacking ou ethical hacking. Ou seja, formar hackers do bem, cujo conhecimento esteja ao serviço da defesa das comunidades, das empresas, dos serviços e dos indivíduos.

A competição desenvolve-se em modelo hackathon, com provas em que são aplicadas técnicas de pentesting (ciberataque). O objetivo é detetar vulnerabilidades em ambiente de laboratório, numa rede e numa infraestrutura criada para o efeito pela Multicert.

Durante a prova, especialistas vão lançar desafios às equipas participantes que, em paralelo, vão respondendo a mini-desafios em modelo capture-the-flag que possibilitam a conquista adicional de pontos.

A Multicert é uma empresa portuguesa de certificação e segurança digital, que acumula desde 2002 uma sólida experiência em sectores como Banca/ Financeiro, Saúde, Energia & Utilities e Retalho. A empresa atua em quatro áreas principais: Cibersegurança, Soluções Avançadas de Identificação Eletrónica, Gestão de Informação e Identidade Digital e ainda Soluções de Voto Eletrónico. Tem projetos em mais de duas dezenas de países, com os quais procura apoiar as organizações na sua transformação digital segura, sustentada em quatro pilares: mobilidade, usabilidade, segurança e confiança.

Mais informações sobre o evento aqui.