Confiança no mercado de trabalho para os próximos seis meses

Os profissionais inquiridos pela Michael Page mostram-se confiantes em relação ao futuro do mercado de trabalho. Para os próximos seis meses, 63% dos portugueses inquiridos acreditam que o mercado de trabalho estará mais forte, um valor que regista um crescimento de 11 pontos percentuais face ao período homólogo.

Estes são dados do «Índice de Confiança» da Michael Page relativos ao terceiro trimestre de 2018 e medem a confiança dos profissionais no atual mercado laboral. Têm por base a resposta dos profissionais que se candidataram a ofertas de emprego através do site da Michael Page, num total de 640 respostas em Portugal.

Mais de metade dos profissionais portugueses considera a situação económica e laboral positiva, o que demonstra um clima de otimismo. Em relação aos objetivos profissionais, 64% dos trabalhadores sentem-se confiante sobre o desenvolvimento de novas competências, 54% esperam executar novas funções e 48% esperam ser promovidos. No que diz respeito à mudança de emprego, 52% dos candidatos acreditam que irão encontrar um trabalho nos próximos três meses.

Relativamente ao nível de satisfação face às condições do mercado de trabalho, Portugal regista um aumento de sete pontos percentuais face ao período homólogo, fixando-se nos 53%. A média europeia situa-se nos 58%, sendo que a Alemanha e a Suécia são os países da Europa mais satisfeitos com o mercado laboral, com 67%, e a Itália revela o menor índice de satisfação com 43%.

Álvaro Fernández, diretor geral da Michael Page Portugal, referiu a propósito dos resultados obtidos na iniciativa: «Com o constante crescimento económico nacional, verificamos um cada vez maior número de novas empresas e novas vagas, o que dá uma maior confiança aos trabalhadores portugueses. Um mercado de trabalho mais dinâmico representa um desafio para as empresas na captação e na retenção de talentos, pelo que o recrutamento especializado representa um papel fundamental.»

Mais informações sobre o «Índice de Confiança» da Michael Page aqui.