«SingularityU Portugal Summit Cascais»

A «SingularityU Portugal Summit Cascais» arrancou ontem no novo campus da Nova SBE, em Carcavelos, com abertura de Jeffrey Rogers, diretor do staff da Singularity University, que destacou que o pensamento exponencial, capaz de gerar resultados que aceleram ao longo do tempo, deve estar na lista de prioridades das grandes empresas que querem sobreviver num mundo que se transforma a passos largos.

De seguida, David Roberts, um dos maiores especialistas do mundo em tecnologia disruptiva e professor na Singularity University, subiu ao palco para agitar a plateia quando referiu que 40% das empresas cotadas no S&P500 desaparecerá na próxima década: «Todas as indústrias estão sujeitas a ser alvo de disrupção nos próximos 10 ano», referiu. Sobre Portugal, o especialista mencionou que «o país tem pela frente um futuro extraordinário de oportunidades».

Durante o primeiro dia da cimeira foram abordados alguns dos maiores desafios globais atuais, que se acentuam devido ao desenvolvimento tecnológico. Apesar do seu potencial e das oportunidades para criar um futuro e um mundo melhores, as tecnologias exponenciais, se mal aplicadas, também fomentam a desigualdade, a pobreza extrema, a violência e os danos ambientais. Segundo Nathaniel Calhoun, professor da Singularity University «temos o dever de preservar e manter a responsabilidade da promessa da tecnologia: criar ideias e soluções inovadoras e não gerar novos problemas exponenciais».

A necessidade de disrupção na educação foi bastante frisada por alguns oradores, como David Roberts e Esther Wojcicki, esta uma das maiores especialistas do mundo em tecnologia educacional, que explicou que quanto mais os estudantes seguem instruções, menos criativos são e que o ensino não está adequado às realidades atuais.

Na parte da tarde, Cristina Fonseca cofundadora da Talkdesk, que se sagrou o novo «unicórnio» português depois de ter anunciado a semana passada uma ronda de investimento de mais de 100 milhões de dólares, fez um balanço muito positivo do primeiro dia da cimeira, referindo que «ter os melhores professores da Singularity University a contar a sua experiência e visões de futuro na primeira pessoa é muito relevante para quem quer estar desperto para as oportunidades que as tecnologias de futuro poderão oferecer».

O fator humano foi apontado como um dos principais motores da transformação tanto por Manuel Tânger, cofundador da Beta-i, como por Carin Watson, vice-presidente executiva para Learning & Innovation na Singularity University, que sugere que «devemos ponderar ativamente em desaprender para perceber o que é necessário para as empresas adotarem o pensamento exponencial».

Por fim, de acordo com Ricardo Marvão, diretor executivo da SingularityU Portugal, «o primeiro dia de intervenções da ‘SingularityU Portugal Summit Cascais’ foi inspirador para líderes que pretendem compreender, acompanhar o poder do crescimento exponencial que se vive nos dias de hoje e levar essa mudança de pensamento para as suas organizações».

 

A Singularity University

A Singularity University (SU) é uma comunidade global de aprendizagem e inovação que usa tecnologias exponenciais para enfrentar os maiores desafios do mundo e construir um futuro melhor para todos. A sua plataforma colaborativa capacita indivíduos e organizações em todo o mundo para aprender, conectar e criar soluções inovadoras usando tecnologias emergentes, como inteligência artificial, robótica e biologia digital. Corporação sem fins lucrativos com sede no NASA Research Park em Silicon Valley, a SU foi fundada em 2008 por Ray Kurzweil e Peter H. Diamandis, através de financiamento de programas de organizações como a Google, a Deloitte e a UNICEF.

 

A «SingularityU Summit»

A «SingularityU Summit» é uma cimeira de dois dias que se realiza em vários países para ajudar os líderes locais a entender como as tecnologias exponenciais podem ser usadas para criar mudanças positivas e crescimento económico nos seus países. Estas cimeiras anuais tornam-se um ponto de contato e inspiração para a comunidade local, um catalisador para acelerar uma cultura local de inovação e uma oportunidade para potenciar novas tecnologias, startups e ideias inovadoras. As «SingularityU Summits» são direcionadas para o público em geral, membros do governo, empresários, investidores, organizações não-governamentais (ONG), educadores e jovens.