Projeto europeu com kick-off na ATEC

Seis entidades de educação e formação profissional reuniram-se na ATEC, em Palmela, a 27 e 28 de setembro, para o kick-off do projeto «QMS4VET».

O «QMS4VET» é o novo projeto europeu, financiado ao abrigo do programa «Erasmus+», sobre a gestão da qualidade em entidades de educação e formação profissional, e que teve assim o seu lançamento em Portugal.

A parceria é constituída por entidades dispersas por diversos países da Europa: Holanda, Portugal, Alemanha, Áustria, Escócia e Finlândia. Todas têm em comum o foco na melhoria contínua dos seus serviços de educação e formação profissional, apesar de usarem estratégias muito diversas.

O projeto «QMS4VET» tem como principais objetivos melhorar os sistemas de gestão da qualidade de cada organização parceira, partilhando boas práticas de cariz operacional e dando o suporte necessário de forma prática, além de suportar a implementação das bases para a integração futura dos resultados de aprendizagem (abordagem ao sistema de créditos da educação e formação profissional, ECVET) como parte dos sistemas de gestão da qualidade. Desta forma, pretende-se contribuir para um entendimento comum dos sistemas de gestão da qualidade dos parceiros, garantindo uma parceria sustentável para o desenvolvimento conjunto de unidades ECVET no futuro.

Os parceiros irão organizar semanas de projeto para partilhar como as abordagens adotadas em cada sistema de gestão da qualidade funcionam na prática. Esta metodologia permitirá aos especialistas de cada parceiro discutir, analisar e avaliar em detalhe as práticas implementadas, integrando-as num kit de ferramentas de gestão da qualidade para entidades de educação e formação profissional.

Os coordenadores de cada parceiro participaram na reunião de kick-off que se realizou nas instalações da ATEC em Palmela.

As entidades que fazem parte deste projeto são: Stichting Regionaal Opleidingen Centrum Aventus (Holanda); ATEC – Academia de Formação (Portugal); BBS Syke EUROPASCHULE (Alemanha); bit Schulungscenter GmbH (Áustria); West Lothian College (Escócia); Kainuun ammattiopisto (Finlândia).