Nova V60 Cross Country
O nono Volvo em apenas quatro anos

A Volvo Cars acaba de apresentar a nova Volvo V60 Cross Country. Sinal de que o plano de transformação da marca sueca continua a bom ritmo.

Texto: Redação Human

 

A nova Volvo V60 Cross Country modelo personifica a carrinha familiar sueca com uma versatilidade ímpar capaz de se adaptar na perfeição de uma utilização citadina para os trilhos off road da skogen (floresta em sueco) ao melhor estilo cross country – um conceito em que a Volvo foi pioneira entre congéneres em 1997.

Neste modelo, a distância para o solo é de mais 75 milímetros (mm) em relação à V60. O chassis e a suspensão foram especialmente desenhados para realçar a capacidade off-road do modelo.

A capacidade de tração às quatro rodas motrizes (AWD) é de série bem como os sistemas Hill Descent Control, Electronic Stability Control e Corner Traction Control.

Também de série é o modo de condução Off-Road.

Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo (Scalable Product Architecture), utilizada nos modelos da gama 90 e 60, a nova Volvo V60 Cross Country beneficia também da mais recente tecnologia de segurança e sistemas de infoentretenimento.

O galardoado sistema de segurança City Safety com travagem automática é de série na V60 Cross Country. É capaz de evitar potenciais acidentes, sendo o único sistema do mercado capaz de reconhecer peões, ciclistas e animais de grande porte.

A função Pilot Assist está também disponível neste modelo, oferecendo condução semiautónoma até 130 quilómetros por hora (km/h) em estradas devidamente marcadas. O condutor permanece responsável pela monitorização, pela supervisão e pela operação geral do veículo

Run-off Road Mitigation e Oncoming Lane Mitigation são outros sistemas de segurança de série, sendo opcional o Cross Traffic Alert, com travagem automática. Todos eles reforçam a segurança, com tecnologia Volvo, o que faz da nova V60 Cross Country um dos modelos mais seguros das estradas.

A Volvo V60 Cross Country está também equipada com o sistema de infoentretenimento Sensus Connect, sistema totalmente compatível com Apple CarPlay, Android Auto e 4G. Este sistema é capaz de manter os condutores conectados independentemente da zona onde se encontrem. A carrinha vem também equipada com um intuitivo ecrã touch que combina as funções do automóvel, da navegação, da conectividade e das apps de entretenimento.

No início da sua produção, a nova V60 estará disponível nas motorizações T5 AWD a gasolina e D4 AWD a diesel. A breve trecho serão introduzidas as novas opções eletrificadas.

 

Cross Country

Para a Volvo, a tração integral é acima de tudo uma questão de segurança, pois para além de proporcionar dinâmica de condução oferece mais estabilidade e mais controlo em quaisquer condições de piso ou meteorologia.
A Volvo V70, com Sistema AWD, surgiu em 1997, ano em que foi estreado também o conceito Cross Country na V70XC (pioneiro e inovador na indústria automóvel e que a marca tem mantido, com sucesso, na sua gama desde então e que este ano será alargado à carrinha V90).

Portugal é um caso de sucesso para as versões Cross Country, com uma percentagem de vendas superior à maioria dos mercados na Europa.

Mas afinal o que é um Cross Country?

No dicionário da Volvo pode ler-se… «Um cocktail de: capacidade fora do asfalto, funcionalidade e robustez, sem comprometer o conforto típico de um Volvo. Qualquer versão Cross Country terá sempre maior altura ao solo do que a versão normal correspondente e detalhes exteriores de proteção de órgãos vitais da mecânica e carroçaria.

Trata-se de mais um exemplo de uma (boa) ideia tipicamente sueca: adaptar os automóveis às exigências do piso (estradões, lama, neve, gelo) de grande parte do país e dos meses do ano, garantindo maior durabilidade e segurança.

 

Qualidade, fiabilidade e segurança

Durante mais de 60 anos, a Volvo Cars tem sido conduzida por uma visão assente na criação de carrinhas capazes de melhorar a vida das pessoas. Esse princípio está presente na nova V60. Esta é uma carrinha na qual o moderno design escandinavo e o enfoque na inovação permitem, de uma forma simples, contribuir para que cada momento seja único.

A nível mundial, a Volvo já vendeu mais de seis milhões de carrinhas. Tal facto, valeu uma merecida reputação como marca capaz de desenvolver carrinhas sinónimo de qualidade, fiabilidade e segurança numa tradição iniciada em 1953, com o lançamento da Volvo Duett.