Cresce ocupação de escritórios em Lisboa

O mês de agosto voltou a registar uma forte atividade da ocupação de escritórios em Lisboa, com os mais de 13.450 metros quadrados tomados a apresentarem um crescimento de 272% face a igual mês de 2017. Este desempenho mensal, ainda que cerca de 51% abaixo do volume recorde ocupado em julho (27.576 metros quadrados), fez acelerar ainda mais o crescimento anual do mercado, com a ocupação acumulada de janeiro a agosto (127.845 metros quadrados) a aumentar 40% face ao mesmo período do ano passado.

Estes indicadores integram a análise mensal da JLL ao mercado de escritórios, o «Office Flashpoint», com a consultora a concluir ainda que a área média por operação se manteve equilibrada, nos 841 metros quadrados, traduzindo a realização de 16 negócios em agosto. No acumulado do ano, foram concluídas 149 operações, com uma área média de 858 metros quadrados. A JLL foi responsável pela colocação de 23% da área de escritórios contabilizada desde início do ano.

Mariana Rosa, diretora de office agency and corporate solutions da JLL, assinalou: «A procura de escritórios está de tal forma dinâmica que mesmo com as restrições impostas pela escassez de espaço o mercado está a mostrar uma atividade robusta, com a recuperação de edifícios a dar uma importante resposta a esta procura e as empresas a procurarem alternativas às localizações empresariais mais consolidadas. Quer isso dizer que se não tivéssemos falta de produto adequado às especificações da procura, a ocupação de escritórios podia estar bastante acima dos níveis atuais.»

A distribuição geográfica da atividade confirma esta tendência, já que a zona 7 – que engloba todas as zonas não delimitadas – tem revelado uma performance crescente nos últimos meses, atingindo mesmo a liderança no mês de agosto (39% do take up mensal), o que quer dizer que as empresas estão a alargar o seu espectro de opções para fora das zonas mais tradicionais. A zona 7 recebeu a maior operação do mês, nomeadamente a ocupação da totalidade do edifício António Pedro 111, por uma empresa de consultoria no total de 4.900 metros quadrados, numa operação intermediada pela JLL, em representação do proprietário. Em termos anuais, o Corredor Oeste (28%) continua a dominar a ocupação, sobretudo por ser a zona onde existe maior stock disponível.

Em termos de procura, o sector mais ativo em agosto, refletindo 36% das operações, foi o de consultores e advogados. Já no acumulado do ano, Estado, Europa e associações é o mais ativo, com 31%.

 

A JLL

A JLL é uma empresa de serviços profissionais especializada em imobiliário e gestão de investimento. A sua visão é reinventar o mundo do imobiliário, criando oportunidades vantajosas e espaços extraordinários onde as pessoas possam concretizar as suas ambições. Assim, constrói um futuro melhor para os seus clientes, as suas equipas e a comunidade. A JLL integra o índice «Fortune 500», possuindo cerca de 300 escritórios e operação em mais de 80 países, apoiados por uma equipa global de cerca 86 mil profissionais (à data de 30 de junho de 2018). JLL é a designação e uma marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated.

 

Nota: na imagem, Quarteto Office.