Cella Vinaria Antiqua
A restauração de uma adega histórica

É inaugurada no próximo dia 15 a Cella Vinaria Antiqua, uma adega recuperada e ainda um espaço-museu sobre técnicas e tradições do Vinho da Talha. Trata-se de um projeto da Honrado Vineyards que tem como principal objetivo preservar esta técnica de produção de vinho.

Texto: Redação Human

 

A Honrado Vineyards inaugura este sábado, dia 15, um projeto familiar de recuperação de uma adega de produção de ​Vinho de Talha, a Cella Vinaria Antiqua, que se traduz do latim «Adega de Vinho Histórica». Trata-se de um projeto focado especialmente na produção deste vinho artesanal e que tenciona preservar uma técnica de produção de vinho adotada dos romanos.

A Cella Vinaria Antiqua será ainda um espaço-museu que irá ensinar aos mais novos as técnicas e tradições do Vinho de Talha, uma arte esquecida no tempo. A adega recuperada resulta de uma colaboração entre um pai conhecedor do Alentejo e um filho mais tecnológico que viajou pelo mundo e leva o espírito rejuvenescedor à mestria. Esta aposta da família Honrado pretende fazer com que seja o maior produtor de vinho artesanal de Portugal e ambiciona triplicar a produção de Vinho de Talha.

António Honrado, o pai, assinala: «Como alentejanos criados a sopas e Vinho de Talha, cabe-nos também a nós a missão de não deixar esta tradição morrer.» Já o filho, que assume responsabilidades de gestor neste projeto, acrescenta que para responder à procura cada vez maior dos mercados nacionais e internacionais tiveram «​a felicidade de encontrar no coração do Alentejo um tesouro soterrado: uma Adega com centenas de anos que depois de reestruturada apresenta uma arquitetura inspirada nos tempos romanos e que é a casa perfeita para um projeto que se foca apenas na produção, na preservação e na divulgação do Vinho de Talha».

A Cella Vinaria Antiqua tem inauguração marcada para as 15 horas de sábado na aldeia de Vila de Frades (Vidigueira). Terá como oradores principais o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, e o presidente da Direção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Francisco Mateus. O novo site da Honrado Vineyards, lançado esta semana, apresenta o programa completo do evento.

De assinalar que este projeto poderá dar uma força adicional à candidatura do Vinho de Talha a Património Imaterial da Humanidade pela Unesco, já em andamento.