Embaixada do Conhecimento: de Lisboa para a Serra da Estrela

A Embaixada do Conhecimento, marca registada que atingiu alguma notoriedade no seu trabalho ao longo dos anos, pelas atividades culturais e pedagógicas, pelas conferências e pelos serviços formativos, mudou os seus serviços este mês de Lisboa para o concelho de Covilhã, na Serra da Estrela, devendo estar em pleno funcionamento no próximo dia 16, com secretariado/ atendimento, criação, formação, edições e consultoria.

Liderada pelo covilhanense Nuno Miguel Henriques, que tem trabalho profissional contínuo ao longo de mais de duas décadas e meia, a mudança deveu-se ao apelo de várias entidades e personalidades e da necessidade de combater as assimetrias de quadros e de trabalho qualificado em termos de indústrias de cultura contemporânea e formativas em valências específicas.

A organização vai partir da Covilhã para o resto do país, nomeadamente da localidade de Penhas da Saúde, ainda em plena Serra da Estrela, onde pretende desenvolver a criação de um trabalho cultural ecológico com apresentações em todo o território do continente e das ilhas e em casos pontuais no estrangeiro. Sairá para os eventos desde a sua sede a 1.600 metros de altitude, sendo certamente a organização com instalações no ponto mais alto do país, deixando apenas serviços residuais em Lisboa e no Porto.

Além do diretor, vão viver permanentemente para a Serra da Estrela outros profissionais qualificados, além de já terem sido colocados colaboradores locais.

A organização também vai dinamizar e administrar a Casa Museu localizada na aldeia de Salgueiro (Três Povos), no concelho de Fundão, e coorganizar atividades e rotas culturais, históricas e artísticas inéditas no país.

No caso da Serra da Estrela, na ausência de espaços/ auditórios, a Embaixada do Conhecimento criou um conceito de Auditório-Móvel, através da adaptação de um Autocarro para 60 pessoas, que já se encontra na montanha, onde decorrerão conferências, recitais poéticos, lançamentos de livros, workshops, atividades didáticas, ambienteis e ecológicas e mesmo sessões de fado português para turistas e residentes regionais ao longo de todo o ano.