Cockpit Digital SEAT
Novidade nos modelos Arona e Ibiza

O cockpit digital destaca a informação mais importante que deve ser vista pelo condutor. Com um ecrã de 10,25 polegadas, personalizável, permite maximizar a sua utilidade para o condutor, ajudando-o a focar-se na informação mais importante.

Texto: Redação Human

 

A SEAT vai introduzir no Arona e no Ibiza o seu cockpit digital personalizável, possibilitando uma informação mais clara e adequada a cada condutor. O SEAT Arona é o primeiro crossover no mercado a beneficiar da utilização de um ecrã personalizável e interativo de 10,25 polegadas, que já está ao serviço dos condutores do SEAT Leon e do SEAT Ateca desde janeiro de 2018.

A instrumentalização digital de pixels integrados não tem apenas um design mais moderno e versátil, também garante uma maior funcionalidade, permitindo ao condutor visualizar toda a informação desde a mais tradicional, como a disponibilizada pelos instrumentos analógicos, como o velocímetro ou o conta-rotações, aos mapas a cores com navegação (como equipamento opcional).

Controlar a informação disponibilizada é muito simples e apenas precisa que se pressione o comando «View» colocado no volante, alternando entre os três ecrãs principais disponíveis, reduzindo a distração do condutor e maximizando a clareza de informação adequada às necessidades do condutor. A transição da informação disponibilizada no ecrã TFT de 1280 x 480 pixels é muito suave graças à taxa de varrimento de 75 Hz, que torna a informação mais fácil de ler.

 

Visualizações à escolha

O cockpit digital da SEAT disponibiliza três modos de visualização principais à escolha: Classic, Digital e Dynamic View.

No modo Classic a informação centra-se na conhecida aparência dos instrumentos analógicos, como o velocímetro e o taquímetro, mas entre estes dois instrumentos pode ser mostrada informação adicional da navegação, música, dados de viagem ou dos assistentes de condução (saída de faixa, detetor de ângulo morto ou o front assist ACC) ou ainda do estado do veículo. E outro tipo de informação pode ainda ser mostrada mesmo no centro de cada círculo do instrumento.

O Digital maximiza o ecrã de 10,25 polegadas do cockpit digital, mostrando detalhes mapeados da localização da viatura, tornando mais fácil encontrar estacionamento ou parques, seguindo as direções. O mapa pode ser ampliado ou reduzido para ajudar o condutor a orientar-se. Esta visualização também disponibiliza todas as informações do menu, tal como a relacionada com o telefone, dados de viagem, informação sobre as assistências e o estado do carro.

O modo Dynamic evidencia a informação mais importante como a indicação da navegação por pontos de viragem, sistemas de assistência à condução, como o aviso de saída de faixa, de ângulo morto e front assist, ou o estado do veículo.

A informação de condução pode ser visualizada em todos os modos do ecrã: consumo de combustível, distância percorrida ou a quilometragem total. O sistema também permite visualizar a música a tocar no momento bem como rolar os títulos na lista musical sem ser necessário ao condutor retirar os olhos da estrada.

E num mundo onde estamos permanentemente conectados, quando chega uma chamada telefónica, o ecrã ajusta-se automaticamente identificando o contacto e mostrando quem está a ligar.

 

Flexibilidade

A personalização do cockpit digital significa que é indiferente o condutor que está ao volante, já que será sempre mostrada a melhor informação para esse condutor. Dois dos modos de ecrã principais – Classic e Dynamic – podem ser ajustados ao nível da informação mostrada.

Isto significa que se o condutor quiser juntar as indicações de navegação com a aparência de um velocímetro e de um taquímetro tradicionais, ou usar todo o ecrã para visualizar o mapa em detalhe, estas opções podem ser memorizadas no perfil do utilizador para serem selecionadas na próxima vez que esse condutor se sentar ao volante. Podem ser memorizados no sistema até três perfis diferentes em cada estilo de ecrã.

Além disto, o cockpit digital possui sensores de luminosidade que, dependendo da intensidade da luz ambiente, e com recurso a um algoritmo, ajustam automaticamente a retroiluminação dos ecrãs do veículo.

O cockpit digital é um módulo de instrumentos que foi desenvolvido com funções interativas, tecnologia que permite que seja configurado de acordo com as necessidades do condutor. E com uma resolução de 133 dpi, a clareza, a quantidade e o tipo de informação dá total controlo ao condutor.