CEO do Grupo CH homenageado em Coimbra

António Henriques (na foto, terceiro a contar da direita), chief executive officer (CEO) do Grupo CH, foi homenageado esta semana pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) como um exemplo de mérito, passando a ser um dos embaixadores da instituição.

A cerimónia, que decorreu no âmbito do «Dia da Instituição», uma sessão comemorativa na qual foi prestado um tributo à história do IPC e onde foram homenageados antigos alunos que, pelo mérito e pelo prestígio alcançados, são referências que engrandecem o Politécnico de Coimbra.

Na ocasião, António Henriques referiu: «É para mim um enorme orgulho ser distinguido pela instituição onde me formei e aprendi as bases do conhecimento para a minha atividade profissional. Nesta caminhada de 20 anos na CH, foi uma honra poder ter inspirado todos quantos comigo trabalharam, sem os quais não teria chegado onde cheguei. Mas, não menos importante, foi um privilégio também eu ter sido inspirado por essas pessoas fantásticas. Acredito que o meu maior mérito foi saber rodear-me das melhores pessoas.»

O CEO do Grupo CH já conta no seu currículo com outros reconhecimentos. Em 2012 recebeu o galardão «CEO Excelência», no Salão Profissional de Recursos Humanos «Expo’RH» e o prémio «Mérito Empresarial», atribuído pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares. Em 2014, foi considerado pela revista «Pessoal» como uma das 25 personalidades mais influentes no mundo da gestão de pessoas em Portugal. Em 2015, alcançou as chancelas de «Melhor CEO» e «Melhor Gestor de Equipa» nos «Prémios Melhores Gestores de Pessoas».

António Henriques é fundador e CEO do Grupo CH, organização que este ano celebra duas décadas de existência. É o mentor do processo de transformação da CH Consulting como consultora de referência, distinguida com a conquista de mais de 140 prémios e distinções nacionais e internacionais, entre os quais o de «Melhor Empresa para Trabalhar em Portugal» (cinco vezes) e na Europa (posição 13 do ranking geral). Com experiência relevante em cargos de gestão de empresas nos últimos 25 anos, António Henriques é consultor sénior e especialista em direção de empresas e gestão de pessoas. É ainda consultor nacional de benchmarking (CNB-IAPMEI), conferencista em temáticas relacionadas com a gestão de organizações, membro do IPCG – Instituto Português de Corporate Governance e docente da Universidade Católica num dos programas executivos nas temáticas de cultura e comunicação organizacional. Licenciado em «Contabilidade e Auditoria», tem uma pós-graduação em «Recuperação de Empresas e Gestão Empresarial» e o «Programa Executivo para a Gestão da Inovação» (COTEC/ IMD). Tem ainda o «PADE – Programa de Alta Direção de Empresas», ministrado pela AESE/ IESE, da Universidade de Navarra (Espanha). Em 2015 iniciou o processo de expansão internacional da CH Business Consulting com a constituição de joint ventures e o licenciamento da marca em vários países, construindo uma imagem internacional da consultadoria portuguesa pelo mundo.