8.000 colaboradores da Edenred no «Ideal Day»

A par de contribuir para a simplificação do dia-a-dia das empresas e para o bem-estar dos seus colaboradores há mais de 50 anos, a Edenred tem assumido um compromisso ativo no que respeita à responsabilidade social corporativa. No âmbito desse compromisso, o grupo organiza e promove junto dos colaboradores de todas as suas unidades de negócio o «Ideal Day», uma iniciativa anual em que o tempo dos colaboradores da Edenred é dedicado a apoiar e ajudar um projeto da sua comunidade local, que pode ser de cariz social, ambiental ou para a educação alimentar.

 

Um «Ideal Day» para cada unidade de negócio

Em 2018 irão decorrer, em todo o mundo, 46 iniciativas sociais e ambientais, no âmbito do «Ideal Day». Em Portugal, o «Ideal Day» vai acontecer já no próximo dia 23 e será dedicado a um projeto simultaneamente social e ambiental: o «Frescos ComVida», um programa da Comunidade Vida e Paz, que procura criar oportunidades de trabalho para os seus utentes que estão em processo de reinserção social, ao mesmo tempo que promove o cultivo de produtos hortícolas e frutas biológicos nos terrenos dos centros que a instituição tem na Venda do Pinheiro e em Sobral de Monte Agraço. As frutas e outros produtos recolhidos são posteriormente disponibilizados num cabaz, cuja encomenda pode ser realizada on-line no site da Comunidade Vida e Paz (ver aqui).

Os colaboradores da Edenred Portugal irão dedicar toda a manhã do dia 23 de junho ao cultivo e à manutenção da horta biológica do Centro da Quinta da Tomada (na Venda do Pinheiro), com o apoio de um ex-utente do centro.

Mauro Borochovicius, chief executive officer (CEO) da Edenred Portugal, assinala: «A par de iniciativas internas de teambuilding, a Edenred Portugal tem também investido noutras ações, de forma a melhorar não só a sua cultura organizacional mas também o seu compromisso com a comunidade local onde está inserida. O ‘Ideal Day’ é uma dessas iniciativas. Este e outros projetos consubstanciam os valores da Edenred Portugal.»

Por sua vez, Jacques Adoue, vice-presidente executivo da Edenred e responsável pelas áreas de recursos humanos e responsabilidade social corporativa, afirma: «Estou orgulhoso dos colaboradores que participam no ‘Ideal Day’, que defendem o compromisso do grupo para com as comunidades locais. O sucesso só é sustentável se for partilhado com o objetivo de beneficiar todos. Esta ideia é simultaneamente incorporada nas nossas soluções, que procuram criar um vínculo e unir os interesses de todos os envolvidos no meio laboral, mas também na nossa abordagem de responsabilidade social corporativa.»

 

Retrospetiva do «Ideal Day 2017» da Edenred Portugal

Com o objetivo de levar à prática uma ação de voluntariado com impacto direto na comunidade local, em 2017 a Edenred Portugal associou-se à Cozinha Popular da Mouraria – um projeto sem fins lucrativos que promove a troca de diferentes experiências culturais e gastronómicas no bairro da Mouraria, em Lisboa – para oferecer o habitual almoço mensal que a instituição disponibiliza a essa comunidade.

Este almoço cooked by Edenred contou com a participação e o envolvimento da grande maioria dos colaboradores da Edenred Portugal, que cozinharam e serviram mais de 60 refeições à comunidade do emblemático bairro.

As iniciativas dedicadas ao «Ideal Day 2018» podem ser seguidas no site da Edenred a nível mundial, aqui, e no caso da Edenred Portugal aqui (ou na página do LinkedIn através das hashtags #Idealday e #Edenredconnects).